Segurança pública

Investigações de tentativas de homicídios terão efetivo específico de policiais civis

As tentativas são investigadas pelas delegacias territoriais e há vários inquéritos policiais em andamento.

Andrea Trindade

É alto o índice de assassinatos em Feira de Santana. Só neste ano ocorreram 316 homicídios, número maior que o registrado em todo o ano de 2015, quando ocorreram 282 homicídios. Há também as tentativas, cujas vítimas são socorridas para o Hospital Geral Clériston Andrade, policlínicas e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e podem contribuir com as investigações policiais informando inclusive os nomes dos autores, quando sabem.

De acordo com o coordenador regional de polícia (1ª Coorpin), delegado João Rodrigo Uzzum, estão sendo criados projetos para otimizar as investigações destes crimes através de um núcleo de investigação de tentativas de homicídio.

“O objetivo deste núcleo dentro da Delegacia de Homicídios é apurar somente as tentativas com um efetivo específico de delegados e policiais para melhorar o serviço à população partindo do princípio de que tudo que se especializa se torna melhor. Nossa expectativa é de que isso venha a ocorrer com o incremento de efetivo através da posse dos novos policiais civis. Creio que será possível e será muito bom”, disse.

Segundo o delegado, também um projeto de montar um posto da Polícia Civil no HGCA, mas ainda não foi possível tirá-lo do papel por falta de efetivo. “Apesar disso deixo claro que nenhuma destas situações impede a apuração das tentativas que estão ocorrendo normalmente”, afirmou.

As tentativas são investigadas pelas delegacias territoriais e há vários inquéritos policiais em andamento. Em Feria de Santana existem a 1ª, 2ª e 3ª delegacias que possuem rotina de irem aos hospitais e unidades de saúde para obter informações necessárias para as elucidações dos crimes.

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade