Acorda Cidade
A vacinação de cães e gatos contra a raiva animal prossegue nas unidades de saúde até o dia 8 de agosto, nesta segunda fase. O imunizante está sendo aplicado nas unidades de saúde – UBS e PSF, mais associações de moradores, praças e em localidades públicas e postos móveis.
Veja a tabela de vacinação por bairros
De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Mirza Cordeiro, desde o dia 31 de março mais de 18 mil animais já foram vacinados.
Ela explica que os filhotes – cães e gatos de até três meses, vacinados nesta etapa, devem tomar a segunda dose e assim ficar protegido contra a doença.
A vacina é a única maneira de evitar que o animal não contraia o vírus que causa a raiva, doença letal e que pode ser transmitida para os humanos.
A contaminação da raiva acontece através do contato com a saliva do anila infectado, principalmente por meio da mordedura.
É uma doença mortal, daí a necessidade de se manter o animal com a vacinação, que é gratuita, em dia. Recomenda-se que animais de grande porte estejam com focinheiras.
Mirza Cordeiro salienta que a vacina vem mantendo o município livre da raiva há vários anos.