
Os primeiros pontos de compras e vendas para mais uma edição da Feira do Livro Usado foram instalados na segunda-feira, 5, no estacionamento da Prefeitura, onde acontece há mais de duas décadas. A feira será encerrada no início de março. É uma opção real para economizar na compra de parte do material escolar.
Mesmo em um cenário nebuloso, devido ao aumento das opções de compra de livros usados existentes no mercado, os vendedores acreditam em vendas satisfatórias neste ano. Compradores de municípios vizinhos são um dos canais que podem contribuir para resultados positivos. É um misto de esperança com incerteza.
“Muitas escolas de cidades da região e outras nem tão próximas continuam adotando livros. E são essas pessoas que vêm à feira porque sabem que aqui encontrarão o que procuram”, disse Resênio Almeida, que monta sua banca na feira desde a primeira edição.
Os descontos nos livros didáticos e paradidáticos, quando comparados aos preços praticados no mercado formal, todos os anos atraem milhares de pais e responsáveis por estudantes, que buscam economizar nas compras dos livros. A diferença chega a até 70%.
O organizador da feira, Glauber Cunha, mostra-se otimista com os prováveis resultados, ao mesmo tempo em que flerta com as incertezas de um mercado cada vez mais competitivo. “O certo é que continuamos sendo uma excelente opção de compras”, afirma.
Mas a nova dinâmica do mercado e a decisão de diretores de colégios em não adotar livros estão, na observação dos vendedores, reduzindo, a cada edição, o fluxo de pessoas nas feiras.
As vendas realizadas em grupos de WhatsApp, formados por pais de estudantes, vêm influenciando diretamente nos resultados desses livreiros, que tanto vendem quanto compram. O comércio on-line torna as listas de livros menos onerosas para os responsáveis pelos alunos.
Outro ponto é a progressiva adoção dos módulos, que são renovados anualmente e vendidos pelos colégios em substituição aos livros. Em Feira de Santana, dizem os vendedores, apenas quatro grandes colégios continuam apresentando lista de livros didáticos.
As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação Social
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.