Acorda Cidade
Índios da aldeia Pataxó hã– hã -hãe, localizada no município de Pau Brasil, extremo sul da Bahia, visitaram o Planetário do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, na manhã desta sexta-feira (7). Na oportunidade, eles fizeram apresentações da dança sagrada do Toré e, depois, assistiram clipes de alguns vídeos sobre a formação do universo.
“Nossa tribo tem uma relação muito forte com o céu, a lua e estrelas. O sol é o que nos dá força. Fazemos sempre rituais ao nascer do sol e ao entardecer, à luz da lua, para nos livrar das energias negativas, retirar as impurezas de nossas almas”, destacou o índio Rodrigo Rocha, coordenador do grupo.
Ele ressaltou ainda a importância dos astros no dia a dia da tribo. “O plantio é orientado pelas fases da lua e até na hora do parto das mulheres sabemos se a criança é menino ou menina pela lua”, acrescentou.
Os índios vieram à Feira de Santana para fazer uma apresentação cultural no Encontro de Desenho, Cultura e Interatividade, promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e demonstraram interesse em conhecer o Planetário do Museu Parque do Saber.
“A visita foi uma surpresa e muito importante como experiência cultural. Os índios vieram em busca de conhecimento e também aprendemos muito com eles”, observou o diretor do equipamento, Basílio Fernandes.
Alunos da rede particular de ensino em visitação ao Museu adoraram a presença dos índios no local. “Muito legal ver as danças e como eles se vestem”, afirmou o estudante de apenas 10 anos, Marcos Oliveira. “O Planetário é incrível e ainda pudemos ver os índios de perto. Gostei muito”, completou Vinicius Souza. (Secom)