Acorda Cidade
A utilização do Parque de Exposições João Martins da Silva para as competições de equipamentos sonoros automotivos está sendo sugerida pelo vereador David Neto, que encaminhará nesse sentido uma indicação ao governo Tarcízio Pimenta. O vereador diz contar com um documento com 1.500 assinaturas defendendo o aproveitamento daquele espaço para os chamados “paredões”.
Em sua opinião, o Parque de Exposições seria o local apropriado para os proprietários de veículos realizarem os “desafios” com seus aparelhos de som automotivos. Em discurso na Câmara, ele justificou que o Parque de Exposições João Martins da Silva é pouco utilizado durante o ano. Localizado às margens da rodovia Feira-Salvador – BR 324 -, o equipamento fica distante da área urbana de Feira de Santana. “Não perturbaria o sossego alheio”, pondera.
O vereador Angelo Almeida disse que compartilha da proposta de David Neto, sendo favorável a que se aproveite o Parque de Exposições João Martins da Silva como local apropriado para os “paredões de som”.
Disputa de som pesado em automóveis “infesta” a cidade
Os ‘paredões’ – espécie de competição entre donos de automóveis equipados com som pesado – estão, cada dia mais, “infestando” a cidade. A advertência é do vereador Angelo Almeida. Em discurso na Câmara Municipal, ele disse que essas aparelhagens de som automotivo estão causando sério problema de poluição sonora em Feira de Santana, tirando o sossego da comunidade.
Desafios entre pessoas que fazem uso de som pesado acontecem, principalmente nos fins de semana, em diversos locais públicos da cidade e tem sido motivo de denúncias da comunidade aos órgãos ambientais.
Angelo disse ter sido procurado para subscrever um documento em apoio a tais eventos, mas decidiu não aceitar. “Eu me neguei a assinar um abaixo-assinado para ser solidário aos tais paredões”, afirmou.
Ele ressaltou que, na condição de homem público, não dá para fazer política com demagogia, dando às costas para uma grande parcela da sociedade que se sente prejudicada com o volume excessivo dos aparelhos de som.
Veículo com som pesado foi apreendido e liberado duas vezes pela SMTT, afirma vereador
Um veículo com reboque, equipado com som automotivo pesado, foi apreendido e liberado duas vezes, por ocasião da Operação Cidade em Paz, realizada pela SMTT. O fato foi relatado na Câmara pelo vereador Roberto Tourinho.
Para o vereador, o caso é estranho. “Este veículo foi apreendido na sexta-feira (25), liberado no sábado e, no domingo, voltou ao pátio. No entanto, ontem (terça-feira, 29), foi liberado novamente pelo secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles”, afirmou.
Tourinho salientou que de cerca de 20 veículos apreendidos pela operação que visa o combate à poluição sonora, o único que foi liberado é o de placa com final 5761. “Quem o liberou foi o Flailton Frankles, dizendo que estava liberando em nome do prefeito”, disse.
O vereador prometeu encaminhar a denúncia à promotora de Justiça de Feira de Santana, Ana Paula, uma vez que o Ministério Público faz parte da Operação Cidade em Paz. “O Ministério Público vai ter que explicar o que é que está acontecendo”, alertou.
Conforme Tourinho, a operação foi desencadeada por membros das polícias Rodoviária, Civil e Militar, Ministério Público, Guarda Municipal, secretarias municipais de Meio Ambiente, de Transportes e Trânsito e de Turismo e Desenvolvimento Econômico.Para o vereador David Neto, Tourinho deve mesmo visitar o Ministério Público para esclarecer os fatos.
Informações da Câmara Municipal de Feira de Santana