Feira de Santana

Inclusão da população de rua no Censo fortalece políticas de assistência social

A determinação da Justiça é que a União e o IBGE tomem as medidas necessárias para incluir a população de rua no censo.

Inclusão da população de rua no Censo fortalece políticas de assistência social Inclusão da população de rua no Censo fortalece políticas de assistência social Inclusão da população de rua no Censo fortalece políticas de assistência social Inclusão da população de rua no Censo fortalece políticas de assistência social

Acorda Cidade

A inclusão da população em situação de rua no Censo demográfico 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conforme determina a Justiça Federal, fortalece as políticas públicas promovidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) de Feira de Santana. Com dados oficiais do contingente de pessoas habitando as vias públicas e suas peculiaridades, o Governo Municipal poderá promover novas ações para elevar a qualidade de pessoas nestas condições.

A coordenadora do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua Elisabete Gomes Martins (Centro Pop), equipamento da Sedeso, Ediane Sibele Santos, ressalta que a partir da geração de números oficiais sobre a população de rua em Feira de Santana, o Governo Municipal poderá fazer novos planejamentos nesta área.

A determinação da Justiça é que a União e o IBGE tomem as medidas necessárias para incluir a população de rua no censo. Em Feira de Santana, como em todos os grandes centros urbanos do país, o que há é uma estimativa.

No caso específico de Feira de Santana, o número de pessoas em situação de rua é baseado na quantidade de pessoas que buscam assistência no Centro Pop. “Em dezembro do ano passado realizamos 814 atendimentos, sendo que os serviços foram oferecidos a 139 pessoas, que buscaram acompanhamento com psicólogo, assistente social e também café da manhã, além de outras ações que elevam a autoestima, como oferta de corte de cabelo e outros”, frisou Ediane.

Técnica da Sedeso, Elisandra Matos observou a necessidade da população de rua ter atenção especial em função de necessitar de políticas públicas específicas e destacou que o Governo do prefeito Colbert Martiins, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, está empenhada em continuar aperfeiçoando suas ações e ampliando seu leque de atuação.