Ney Silva e Rachel Pinto

Um incêndio vem destruindo há cerca de 15 dias a vegetação da Serra de São José, no distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana. Esta semana, equipes do Corpo de Bombeiros estiveram na serra para controlar os focos de incêndio. O local é íngreme e de difícil acesso.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O médico veterinário e pecuarista Ricardo Moreira, dono da Fazenda Baixa da Égua, que fica próximo à área onde está ocorrendo o incêndio, confirmou que os bombeiros vêm trabalhando intensamente, mas segundo ele, o incêndio não foi totalmente controlado.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Esse incêndio já ocorre aqui há 15 dias por conta da ação de caçadores e de pessoas que tocam fogo na mata. Estamos aguardando as bênçãos de Deus para ver se chove e a situação seja normalizada”, disse.
Ainda de acordo com Ricardo Moreira, há risco das chamas se espalharem por outras regiões da serra trazendo prejuízo para a fauna e flora.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Nesta terça-feira (7), uma equipe de dez homens do 2º Grupamento de Bombeiros Militares (2º GBM) esteve no local. Segundo a subtenente bombeira militar, Amélia Brandão, que está trabalhando como oficial de dia no quartel, a corporação só tomou conhecimento do incêndio na última segunda-feira (6) e hoje, dez homens com apoio de viaturas auto rápido (AR) foram até o local e confinaram o incêndio.

“Esse incêndio na serra não traz nenhum risco para a comunidade de Feira de Santana e do distrito de Maria Quitéria”, enfatizou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Segundo a subtenente, o foco principal do incêndio está totalmente debelado. Porém, ainda existe muita fumaça, o que às vezes causa preocupação. Ela observou que o local está muito seco e essa situação também facilita o surgimento de focos de incêndio.

Amélia Brandão afirmou ainda que, se for necessário, mais equipes do Corpo de Bombeiros comparecerão ao local.