Acorda Cidade

Feira de Santana vai sediar nos dias 14 e 15 de agosto, a III Jornada do Aparelho Digestivo do Interior da Bahia. Serão dois dias de debates e ações voltados aos cuidados e tratamentos de doenças intestinais. Na sexta-feira (29), um grupo de médicos especializados em gastroenterologia da cidade realizará um mutirão de endoscopia no Hospital Dom Pedro de Alcântara. Uma oficina de capacitação sobre a limpeza dos equipamentos para realização do mesmo exame, direcionada aos profissionais de enfermagem, também acontece de forma gratuita.

Um dos palestrantes do evento, o gastroenterologista Luiz Almeida, esteve no programa Acorda Cidade desta quarta-feira (5). Ele destacou que a jornada é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Endoscopia e tem o intuito de levar conhecimento do sistema do aparelho digestivo a todos os médicos do interior, que abrange Feira e outras cidades vizinhas.

“Existe um número muito grande de gastroenterologista, endoscopistas, cirurgiões do aparelho digestivo, oncologistas, e essa jornada visa abranger toda essa população de médicos, além de estudantes”, destacou.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, as doenças do aparelho digestivo são a sexta causa de morte no país [dados 2013]. O câncer de colo-retal, por exemplo, é o terceiro mais frequente no mundo. Mas, os tumores do tubo digestivo são, em sua maioria, curáveis, desde que sejam identificados em sua fase inicial. O diagnóstico precoce é um dos temas centrais da Jornada.

As inscrições para participar do evento podem ser feitas através do email: [email protected]