Feira de Santana

II Simpósio Baiano de Avicultura começa nesta quarta (19) em Feira de Santana

Uma das palestrantes convidadas, a professora Massai Mizuno, que veio de São Paulo, irá abordar sobre biosegurança no manejo com os animais.

Simpósio de Avicultura
Foto: Divulgação

Será realizado nesta quarta (19) e quinta-feira (20), em Feira de Santana, o II Simpósio Baiano de Avicultura. O evento ocorrerá no auditório do Serviço Social da Indústria (Sesi), com a presença de grandes associados do setor de produção de aves como também de suinocultura.

De acordo com Patrícia Nascimento, diretora-executiva da Associação Baiana de Avicultura (ABA), que promove o Simpósio, será um evento técnico, que tem como objetivo trazer informações e novos conhecimentos em tecnologia para o segmento no estado.

“O Simpósio tem a presença dos nossos associados de todo o estado. Já temos a presença confirmada de pessoas de Vitória da Conquista, Eunápolis, Barreiras, e estamos recebendo também o público que vem de fora, como Alagoas. É uma grande oportunidade para o setor já que a gente é tão carente de eventos do agronegócio aqui. A feira será de avicultura e suinocultura, mas não teremos animais, será uma feira de negócios, e é uma grande oportunidade para conhecer mais o setor, como montar uma granja, quais os equipamentos que precisa, vai ter o pessoal de energia solar e bancos também estarão presentes para a questão de financiamentos”, informou Patrícia Nascimento.

Segundo ela, a primeira feira ocorreu em 2018, e em 2020 não aconteceu, por conta da pandemia, por isso o evento este ano, está cercado de grande expectativa e o público demonstra estar sedento por essas informações.

“O setor na Bahia vem em uma crescente, somos hoje o 7º lugar em abate no país e temos o maior alojamento de aves de corte do Norte e Nordeste. A região de polo avícola vai de Feira de Santana até Santo Antônio de Jesus, contendo 11 municípios, que representam hoje mais de 53% da produção de frangos do estado. E Feira de Santana surpreende porque temos grandes indústrias próximas, frigoríficos, com grande produção de ração para aves, um grande matrizeiro, que é a granja que fornece os pintinhos, e também a grande produção de ovos, na região dos distritos da cidade. Falta mais divulgação e apoio do município com relação à questão logística e a parte de legislação”, destacou a diretora da ABA.

Uma das palestrantes convidadas, a professora Massai Mizuno, que veio de São Paulo, irá abordar sobre biosegurança no manejo com os animais.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Neste evento vou abordar especificamente sobre medidas de profilaxia aplicadas à granja, à unidade de produção, a fim de prevenir casos de doenças, que e se vierem a ocorrer, medidas sejam capazes de debelar o perigo”, informou.

Segundo a professora, a avicultura brasileira é prejudicada principalmente pelas doenças entéricas e respiratórias, além de outras que possam existir, como doenças de pele causadas por ácaros e cascudinhos, que também são transmissores de doenças e afetam a saúde dos animais e acabam transmitindo doenças.

“Estamos dando destaque neste momento à salmonela, que é transmitida através da carne das aves e em menor proporção pelos ovos para o homem. Não causa doença na galinha ou no frango, causa uma infecção, mas não há manifestação clínica e requer um monitoramento mais rigoroso para sua detecção. Nas pessoas ela causa a diarréia, que é muito grave, e não se recomenda que trate com antiobióticos, porque a salmonela não fica livremente na corrente sanguínea e no intestino, ela entra em células onde antibióticos não podem chegar. A mortalidade é muito baixa, mas quanto mais jovem for a criança, o risco de óbito não é eliminado. E nas crianças que se alimentam bem e em adultos é muito desconfortante”, observou.

A programação completa do evento e outras informações sobre como participar podem ser acessadas através do site da ABA pelo link https://www.aviculturabaiana.com.br/simposio.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram