Feira de Santana

Idoso que vivia abandonado em casa é resgatado e levado para hospital

Ele resistiu um pouco, mas depois aceitou e seguiu com os profissionais das duas instituições.

Ney Silva

O idoso Antônio Gonçalves da Silva, que tem aproximadamente 70 anos e que morava só numa casa em ruínas no bairro Lagoa Salgada, em Feira de Santana, foi levado na manhã desta quinta-feira (19) para o Hospital Geral Clériston Andrade. Segundo assistentes sociais do Centro-POP e do Conselho do Idoso, que estavam há alguns dias tentando resgatá-lo, o homem corria risco de morte. Além disso, a casa onde ele morava poderia desabar a qualquer momento.

Leia também:
Assistentes sociais tentam resgatar idoso abandonado em casa na periferia de Feira de Santana

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Centro-POP conseguiram convencê-lo a deixar o local e o levaram para a emergência do Clériston Andrade. Ele resistiu um pouco, mas depois aceitou e seguiu com os profissionais das duas instituições.

Antônio Gonçalves não tem nenhuma documentação e o local onde estava não dispõe de condições de habitabilidade. A casa tem poucas telhas, o quarto onde ele dormia é bastante sujo e os alimentos ficavam no chão, expostos a bactérias e não há energia.

A coordenadora do Centro-POP, Tilda Brasileiro, estava contente com a aceitação do idoso em deixar a casa e disse que após ele receber os cuidados em saúde vai encaminhá-lo para uma instituição. "O Centro-POP está há dias ciente dessa situação e vinha tentando retirá-lo desse lugar. Assim que ele estiver em boas condições de saúde vamos providenciar a documentação dele", afirmou.

Algumas pessoas compareceram para ver a saída do idoso da casa. Segundo moradores do bairro, o homem vivia um drama e se alimentava pouco. Trabalharam na operação de resgate do idoso, o condutor socorrista Moisés dos Santos e a técnica de enfermagem Cristiane Santos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e as assistentes sociais Tilda Brasileiro e Silvia Cristina.

Tilda Brasileiro (Foto: Ney/Silva/Acorda Cidade)

O Centro-POP é uma instituição vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e sua função é ajudar moradores de rua e pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade.

Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade