Acorda Cidade
De acordo com os dados do Censo demográfico de 2010, finalizado em dezembro, apenas 20% da população feirense vive na zona rural. A pesquisa mostra que o número de habitantes na área urbana é de 510.736 e a do campo 46.022.
Para o professor Roberto lima, coordenador do Censo do IBGE na cidade, “houve uma grande inversão”. Conforme explicou, até o ano de 1960 a população do município era predominantemente rural, com um índice de 70%. Agora, a situação é diferente e existe uma “pressão” por uma “melhor oferta de serviços públicos” na zona urbana.
Outra informação passada pelo professor a diz respeito ao número de habitantes por gênero. São 22 mil mulheres a mais que homens. A população masculina é de 264.031 e a feminina 292.725.
Novos dados devem ser divulgados pelo IBGE no final deste mês, quando será concluída a fase “Pós-coleta”. Segundo o coordenador do Censo, esta fase consiste em uma pesquisa de avaliação, na qual são sorteados aleatoriamente alguns nomes para verificação de dados, ou seja, para analisar se as informações registradas coincidem com o que se verifica no domicílio.
As informações são do repórter Ed Santos, do programa Acorda Cidade