Daniela Cardoso e Ney Silva

O Instituto Baiano de Metrologia (Ibametro) vem intensificando a fiscalização de produtos diversos com objetivo de garantir que eles sejam comercializados levando em conta o critério de qualidade. Atualmente por recomendação do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), o Ibametro vem fiscalizando de camisinhas a baterias de carros. O agente fiscalizador de qualidade do Ibametro, Evandro do Espírito Santo, explica como esse trabalho vem sendo realizado.

“Através dessas operações e também do nosso trabalho diário, fiscalizamos produtos que possam vir a trazer problemas de acidente de consumo e relacionados à segurança das crianças, no caso de mamadeiras, chupetas, cadeirinha para o carro, berço, entre outros. Todos esses produtos são certificados e fabricados dentro de avaliações de conformidades exigidas pelo Inmetro”, afirmou.

De acordo com Evandro do Espírito Santo, apesar das indústrias nacionais e internacionais já fabricarem os produtos dentro das regras exigidas, a fiscalização do Ibametro é necessária, pois pode haver produtos clandestinos.

O agente fiscalizador informou que nos grandes países, como os da Europa, 99% dos produtos são certificados, principalmente os que podem causar danos. Segundo ele, no Brasil vários produtos são fiscalizados e outros, a exemplo de peças de automóveis, passarão a ser certificados em breve.

“As pessoas denunciam sobre alguns produtos e o Inmetro certifica, a exemplo de panela de pressão, chapinha para cabelo, secador, copos plásticos, preservativos, luvas cirúrgicas, equipamentos de proteção individual. Com a camisinha, por exemplo, fazemos o teste de elasticidade. Já as chapinhas podem vir com problemas elétricos e a pessoa levar um choque com o fio”, exemplificou Evandro do Espírito Santo.