Dia do Hospital

Hospital da Mulher realiza maior número de partos humanizados na Bahia

Em dez anos, a instituição realizou 463.894 atendimentos, 125.210 internações e 7.462 partos.

Hospital da Mulher realiza maior número de partos humanizados na Bahia Hospital da Mulher realiza maior número de partos humanizados na Bahia Hospital da Mulher realiza maior número de partos humanizados na Bahia Hospital da Mulher realiza maior número de partos humanizados na Bahia
Avó relata violência obstetrícia no Hospital da mulher
Foto: Arquivo Pessoal

Neste 2 de julho, Dia Nacional do Hospital, a data celebra a importância dessas instituições e seus profissionais para a saúde pública brasileira. Em Feira de Santana, o Hospital Inácia Pinto dos Santos – o Hospital da Mulher – é referência quando o assunto é cuidado materno-infantil, destacando-se na Bahia como a unidade que mais realiza partos humanizados.

Inaugurado em 1992 e localizado na Rua da Barra, nº 705, no bairro Jardim Cruzeiro, o Hospital da Mulher foi concebido para oferecer assistência médica de média complexidade com foco na saúde da mulher e da criança. Em dez anos, a instituição realizou 463.894 atendimentos, 125.210 internações e 7.462 partos, com uma taxa média de prematuridade de apenas 6,67%, índice abaixo da média nacional.

Estrutura moderna e atendimento humanizado

De acordo com a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, o hospital tem investido continuamente na melhoria de sua estrutura e nos serviços prestados. O complexo materno-infantil dispõe de 178 leitos, distribuídos entre UTI, unidades de obstetrícia, enfermarias clínicas, casa da puérpera e um centro cirúrgico equipado com tecnologia de ponta.

Além disso, o hospital conta com atendimento de emergência 24 horas, laboratório de análises clínicas e uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais especializados.

“O nosso objetivo é integrar ações e serviços de forma coordenada, garantindo o acesso oportuno, resolutivo e acolhedor para a população de Feira de Santana e de outras regiões. Capacitar nossos profissionais é parte essencial desse compromisso com a qualidade”, destacou Gilberte Lucas.

Referência em formação médica

O Hospital da Mulher também é destaque na formação de novos profissionais por meio do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, que conta com preceptores experientes e profissionais engajados.

“O programa é parte fundamental da nossa missão. Investir na formação médica é investir na saúde pública. Com a ampliação da nossa estrutura, também ampliaremos a oferta de serviços, garantindo mais acesso e qualidade às nossas pacientes”, afirmou a diretora-presidente.

Expansão dos serviços de saúde da mulher

Recentemente, o hospital ampliou o Ambulatório de Saúde da Mulher, oferecendo atendimento em um ambiente climatizado e acolhedor, especialmente pensado para elas. No local, são ofertados serviços de ginecologia, fisioterapia pélvica, psicologia, nutrição, assistência social, enfermagem e, mais recentemente, psiquiatria voltada ao público feminino. O ambulatório está localizado na Rua Catité, nº 550, também no Jardim Cruzeiro.

Atendimento infantil em crescimento

Outro importante avanço é a ampliação do Ambulatório de Pediatria, que tem sido essencial na promoção da saúde infantil e juvenil de Feira de Santana. Atendendo crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, o ambulatório oferece consultas e exames em mais de 25 especialidades pediátricas. Somente entre janeiro e maio de 2025, foram atendidas cerca de 30 mil crianças e adolescentes.

Reconhecimento internacional

Todo esse esforço pela excelência resultou no reconhecimento do Hospital da Mulher com o selo “Hospital Amigo da Criança”, certificação internacional concedida a unidades de referência na humanização do parto e no incentivo à amamentação, por meio de práticas como o fortalecimento do Banco de Leite Humano.

“Todas essas ações reforçam o nosso compromisso com a qualidade da assistência, com foco em oferecer um ambiente seguro para mães e recém-nascidos. Continuaremos investindo para garantir saúde digna e humanizada para quem mais precisa”, conclui Gilberte Lucas.

Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom)

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.