O Hospital da Mulher (Hospital Inácia Pinto dos Santos) está com o estoque de leite humano baixo. Com uma demanda necessária de 600 litros para atender recém-nascidos internados nas unidades Neonatal e do Programa Método Canguru, atualmente, conta apenas com 219 litros. Para reverter essa situação, surge a Campanha Agosto Dourado para incentivar a amamentação e a doação de leite humano em Feira de Santana.
Logo na manhã deste 1º de agosto, o hospital já estava pronto para receber as pacientes. A ação, que deve ser incentivada permanentemente, faz parte da Semana Mundial do Aleitamento Materno que, este ano, leva o tema “Priorize a amamentação: crie sistemas de apoio sustentáveis”.
A coordenadora do Banco de Leite, Nadja Vieira, destacou uma série de atividades que devem acontecer durante todo o mês, a começar por hoje. O primeiro bebê que nasceu no Hospital da Mulher recebeu o enxoval completo. O segundo ganhou um kit de higiene. Essa é uma iniciativa que acontece há 10 anos para incentivar a prática do aleitamento e reforçar o compromisso da unidade com a saúde e o bem-estar das pacientes.
“O nome já diz Agosto Dourado porque o leite materno é considerado alimento ouro. Então, o leite materno humano contém todas as substâncias imunológicas para proteger os bebês, principalmente os bebês prematuros, que precisam da substância imunológica para proteger ele de risco de infecção, diminuir o tempo de internamento desse bebe. Então, é importante que o bebe tome. Se a mãe não puder, o bebê vai receber dessas mães que são doadoras”, explicou Nadja ao Acorda Cidade.
O primeiro bebê do mês nasceu às 4h18, com peso de 2,965kg de um parto normal. A nova mamãe é daqui de Feira de Santana.
Banco de Leite do Hospital da Mulher
Até junho deste ano, o hospital distribuiu 546 litros de leite humano para as unidades neonatais do Complexo Materno Infantil. A estimativa é aumentar esse número durante o Agosto Dourado.
A coordenadora explicou que, após receber as doações, o leite passa por um processo de pasteurização para garantir a naturalidade e a segurança do alimento. O processo garante 100% de letalidade. É imprescindível que o bebê faça o uso apenas do leite humano até os seis meses.
“O leite materno tem tudo o que o bebê precisa. Basta lhe dizer que ele muda de consistência e de cor três vezes.”
- Colostro – do primeiro ao sétimo dia, que é o leite mais rico em substância imunológica, também chamado como a primeira vacina do bebê.
- Leite transitório – do oitavo ao décimo quinto dia.
- Leite maduro – a partir do 16º dia.
Os benefícios são os mais diversos possíveis, desde o vínculo mãe-filho. Estudos comprovam que os bebês se sentem mais seguros. São crianças mais inteligentes e bem desenvolvidas.
“Porque a criança suga, ela deglute e ela respira ao mesmo tempo. São bebês que não vão ter problema futuramente de hipertensão, de diabete. Já existem estudos que comprovam o benefício do leite humano.”
Um dos mitos desmistificados por Nadja é a necessidade de dar outros tipos de alimento ao bebê a partir dos seis meses. Por exemplo, chás que possam ajudar a passar cólicas. Segundo ela, não é preciso. O leite materno tem todas as funções para alimentar e sustentar corretamente a criança. Outro alerta é que não existe leite fraco. Todos possuem as vitaminas necessárias, por isso é considerada a primeira vacina do bebê.
“Não se dá nada ao bebê. O leite humano é exclusivo. Se a mãe tiver alguma dificuldade, ela pode estar procurando o nosso serviço. Nós somos porta aberta, nós atendemos qualquer mãe que tenha dificuldade, porque o aleitamento não é fácil. Tem mulheres que conseguem amamentar com tranquilidade, sem nenhuma dificuldade, mas tem mulheres que têm mais dificuldade. Às vezes o problema é do bebê ou da mãe. Então, a gente precisa atender.”
Para enfrentar essas dificuldades durante a amamentação, todo apoio é fundamental, tanto da família quanto dos profissionais de saúde. Nadja Vieira reforça que é vital criar políticas públicas que tragam esse amparo para as gestantes.
“A mãe não precisa vir aqui na unidade. Basta ela estar ligando para a gente para o telefone 36027156. Trabalhamos em parceria com o Corpo de Bombeiro com duas bombeiras treinadas, que são elas que vão à residência da mãe, preenchem o cadastro, olham os exames que ela fez durante o pré-natal, os exames de sangue. E aí vai entregar ela o kit”, explicou a coordenadora.
O kit é composto pela toca, a máscara e frascos estéreis. A equipe orienta a pessoa gestante em como retirar o leite e como armazenar no congelador até que a equipe retorne para recolher.
Quem não deve doar?
Pessoas gestantes que possuem alguma doença infecciosa, como HIV, HTLV, sífilis ativa, doença de Chagas em fase ativa, toxoplasmose ou citomegalovírus ativos, não devem doar. Além disso, quem faz uso de alguns medicamentos incompatíveis com a amamentação também não. Tirando essas condições, todo mundo que recebeu essa dádiva da natureza, principalmente, em excesso, deve estar doando.
Confira a programação do “Agosto Dourado”
- 01/08/2025 (Sexta-feira) – 10h: Entrega de brindes aos primeiros recém-nascidos da SMAM (Enfermarias RN)
- 04/08/2025 (Segunda-feira) – 10h: Roleta da Amamentação (Enfermarias Puérperas)
- 06/08/2025 (Quarta-feira) – 10h: Roleta da Amamentação (Enfermarias Puérperas)
- 07/08/2025 (Quinta-feira) – 09h: Palestra sobre Colostoterapia (Auditório do HIPS)
- 08/08/2025 (Sexta-feira) – 08h: Roda de Conversa com Mães do Canguru (UCINCA)
- 14 e 15/08/2025 (Quinta e Sexta-feira) – 08h: Curso de Manejo da Lactação (Auditório do BLH)
- 18 e 19/08/2025 (Segunda e Terça-feira) – 08h: Curso de Manejo da Lactação (Auditório do HIPS)
- 20/08/2025 (Quarta-feira) – Treinamento do uso do copinho (UCI 1 e UCI 2)
- 21/08/2025 (Quinta-feira) – Roleta da Amamentação (Enfermarias Puérperas)
- 22/08/2025 (Sexta-feira) – Incentivo ao 4º Passo: Contato Pele a Pele (CO1 e CO2)
- 25 e 26/08/2025 (Segunda e Terça-feira) – Curso de Manejo da Lactação (Auditório do HIPS)
- 31/08/2025 (Domingo) – Caminhada da Amamentação (Av. Noide Cerqueira)
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.