Feira de Santana

Hospital da Mulher celebra Dia Mundial da Prematuridade

De janeiro a outubro deste ano, 5.823 partos foram realizados na unidade hospitalar. Deste total, 435 bebês nasceram prematuros.

Laiane Cruz e Ney Silva

O Hospital da Mulher, em Feira de Santana, comemora nesta quinta-feira (17) o Dia Mundial da Prematuridade com uma série de atividades. A programação segue até amanhã no auditório do hospital, com a presença de profissionais de saúde e mães que tiveram bebês prematuros. De janeiro a outubro deste ano, 5.823 partos já foram realizados na unidade hospitalar. Deste total, 435 bebês nasceram prematuros.

Leia também: Prematuridade é principal causa de mortalidade infantil, alerta ONG

Segundo a enfermeira Joelma Moura, para celebrar o Dia da Prematuridade serão realizadas atividades como pintura, palestras com fonoaudiologia, fisioterapia, assistentes sociais sobre como acolher mães de bebês prematuros e o cuidado com essas crianças, além do incentivo ao aleitamento materno.

“A equipe do grupo Colheita de Amor veio fazer uma palestra de sensibilização e cuidados com a prematuridade, trazendo também alguns conceitos novos, novas tecnologias para que a gente avance no cuidado com o prematuro”, afirmou.

De acordo com ela, o hospital é referência para vários municípios e atende uma gama muita alta de partos prematuros. “Nós recebemos esse pacientes vindos do centro obstétrico e são encaminhados para a unidade neonatal, que são oito leitos. Esses pacientes são tratados dentro da sua patologia e quando atingem o peso ideal são encaminhados para a unidade de cuidados intermediários onde terminam o tratamento para receberem alta”, informou a enfermeira.

Joelma Moura falou também sobre o acolhimento com as mães de parto prematuro. “Elas ficam na Casa da Puérpera, onde elas acompanham seus filhos e também o método Canguru, onde essas crianças que precisam ganhar peso ficam em contato direto com as suas mães.”

Fotos e informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade