Andréa Trindade


O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministro da Saúde José Gomes Temporão ficaram impossibilitados de chegar à Feira de Santana, nesta quinta-feira (26) para inauguração do Hospital Estadual da Criança (HEC). A chegada do presidente  estava prevista para as  15 horas, mas devido as chuvas que caem em Salvador, a visita foi cancelada. O brigadeiro Joseni determinou o retorno do helicóptero, que já estava a caminho da cidade, para a base aérea de Salvador por questões de segurança. Segundo Adson França assessor especial do Ministro da Saúde, ele virá em 15 dias para conhecer o hospital.


A solenidade de inauguração iniciou com a presença de centenas de pessoas que ocuparam um auditório montado no Hospital e assistiram o pronunciamento das autoridades presentes, como Jorge Solla (que representa o governador Jaques Wagner) e a secretária da Casa Civil do Governo do Estado Eva Chiavon. O secretario de Saúde do estado, Jorge Solla, descerrou a placa de inaguração.

O  para  p….  O HEC  terá serviços nas áreas de traumato-ortopedia, pneumologia, nefrologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia geral, clínica pediátrica, além de atendimento de urgência e emergência. E começa a atender a população a partir da próxima segunda-feira (30). Segundo o diretor do Instituto Sócrates Guanaes (ISG), André Guanaes, o hospital começa a funcionar com 70 leitos de internamento.  A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tem 40 leitos e inicialmente funcionará com 50 % de sua capacidade, 20 leitos. O número de leitos em funcionamento deve aumentar progressivamente até chegar a 150 leitos ainda este ano. Em 2011 o hospital teve atender com 280 leitos.André Guanaes ressaltou que além do serviço de emergência em média e alta complexidade, um dos grandes objetivos do hospital é de formar profissionais em pediatria. Para isso serão feitas parcerias com faculdades e universidades da Bahia e do Brasil. (Leia mais)


Fonte: Acorda Cidade