Acorda Cidade

Profissionais da Unidade Básica de Saúde localizada no bairro Baraúnas, implementaram uma  horta comunitária no equipamento público.

De forma humilde, as mudinhas trazidas pelos profissionais crescem com a atenção e cuidado. São mudas de melancia, babosa, hortelã grosso, batata doce e mastruz. O objetivo é expandir para que a comunidade interaja no plantio e manutenção da horta.

Márcia Ferreira, referência administrativa da unidade, relata que a iniciativa surgiu como estratégia para evitar custos com capinação, evitando assim o crescimento de ervas daninhas e promovendo um ambiente agradável aos usuários SUS.

“Foi uma sugestão da nossa atual diretora de rede própria, Joana Queiroz, que quando era supervisora nos propôs promover essa atividade, já que a cada dois meses precisava capinar e pedíamos sempre que fizessem o piso de cimento”, explica a referência administrativa.

Para incorporar nutrientes ao solo, a adubação da terra está sendo feita a partir da doação de um morador da região. Pneus recolhidos pela equipe do Ecoponto da Secretaria de Saúde também estão compondo a horta, como forma de organizar o plantio.

De acordo com Márcia Ferreira, a adesão dos colegas de trabalho foi imediata. “Conseguimos o apoio de todos, e agora os nossos Agentes Comunitários de Saúde estão arrecadando sementes de pimenta, abóbora e entre outras. A princípio a colheita será entre os profissionais e podemos expandir para pessoas necessitadas”, afirma.

Na avaliação da secretária de saúde, Denise Lima Mascarenhas, as hortas comunitárias oferecem integração entre profissionais e comunidade, gerando assim melhor assistência e desmitificando o uso desses equipamentos públicos.

“Estamos promovendo saúde através dessa prática que também é terapêutica, traz qualidade de vida e bem-estar, gerando assim acolhimento ao cidadão e desmitificando que saúde é limita a medidas curativas e de tratamento, nosso suporte vai muito além”, enfatizou a secretária de saúde.

Diversas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família de Feira de Santana já implementaram a horta comunitária, oferecendo também o plantio de ervas medicinais para uso da comunidade.