Acorda Cidade

Após oito anos sem aderir ao horário brasileiro de verão, a Bahia voltará a seguir a mudança de horário acompanhando os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A medida visa promover economia de energia elétrica durante o período em que os dias são mais longos.

Com o retorno do horário de verão, à meia noite do próximo domingo (16), os feirenses devem adiantar os relógios em uma hora. A medida vai até as 0h de 26 de fevereiro de 2012. Para o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburg, a iniciativa representa ganhos positivos para os setores comercial, bancário e industrial.

“É importante estarmos linkados com o horário de Brasília, principalmente com relação aos horários de realização das transações bancárias. Quando o Estado estava fora do horário de verão, as agências bancárias, por exemplo, funcionavam até as 15 horas, trazendo alguns prejuízos para a população”, afirma.

De acordo com o secretário, o retorno do horário especial, mesmo causando desconforto a alguns segmentos, como para estudantes e trabalhadores, que serão obrigados a saírem de casa uma hora mais cedo, tem justificativas cabíveis.

“O horário de verão, a princípio, causa transtornos e descontentamentos à população. Mas, no decorrer do período, os trabalhadores, estudantes, enfim, conseguem se adaptar e reconhecer os benefícios, principalmente com relação à economia de energia elétrica”, destaca.