
O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) recebeu, na última sexta-feira (24), uma visita técnica da Comissão Nacional de Residência em Saúde (CNRMS), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O momento é decisivo para o credenciamento da Residência Multiprofissional em Saúde do HGCA.
Projeto que vem sendo construído há mais de um ano e meio pela equipe do hospital. A visita representa uma etapa essencial para a consolidação do programa, que ampliará a formação de profissionais da área da saúde e fortalecerá a assistência oferecida à população usuária do SUS.
A Coreme (Comissão de Residência Médica), responsável pela coordenação das residências médicas no hospital, e a COREMU (Comissão de Residência Multiprofissional), que atua na gestão e acompanhamento das residências das demais áreas da saúde, têm papel fundamental nesse processo de implantação.
Durante a visita, Daniela Cunha, responsável pela COREMU do HGCA, destacou o empenho coletivo e a importância do novo programa:
“É uma satisfação muito grande estar vivendo esse momento hoje, depois de mais de um ano e meio de trabalho na construção desse projeto. A Residência Multiprofissional do Hospital Clériston Andrade será composta pelos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Serviço Social. Ao todo teremos dez vagas, e o Curso de Formação em formato de Residência, terá duração de dois anos, e o HGCA será o principal campo de atuação desses novos profissionais”, explicou Daniela.
Ela ressaltou ainda que o novo programa vem para somar à assistência prestada no hospital:
“Estamos confiantes de que esse projeto dará certo, porque a equipe de saúde precisa trabalhar de forma integrada — com o olhar do cuidado integral e multiprofissional desde sua formação. Atualmente, o HGCA conta com a formação de especialistas médicos: temos residência médica em nove especialidades. A residência multiprofissional irá agregar ainda mais qualidade ao atendimento dos nossos pacientes.”

A visita da CNRMS teve caráter técnico, avaliando a estrutura física, os documentos institucionais e o corpo docente do hospital. Segundo Daniela, este é um passo inicial do processo:
“Essa visita é uma avaliação para credenciamento. Se tudo ocorrer bem, passaremos para a próxima fase, que é a autorização definitiva do programa.”
A vice-presidente da COREMU, Débora Valois, também enfatizou o significado histórico dessa etapa para o HGCA:
Essa visita é um passo extremamente importante para a consolidação de um projeto que vem sendo trabalhado há quase dois anos, com muito empenho e dedicação. O Clériston Andrade é um hospital de alta complexidade, com uma estrutura gigante, e até então não tinha essa residência funcionando de forma própria. Para a história do hospital e da saúde pública, é um marco extremamente importante.”
Com a implantação da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Hospitalar, o HGCA se consolida ainda mais como centro de formação e excelência em saúde no interior da Bahia, reforçando seu compromisso com a educação, a pesquisa e a assistência de qualidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.