Feira de Santana

HEC busca parcerias para aproximar hospital da comunidade e viabilizar projetos

O médico Cleber Sangalo diz que a ideia é realizar atividades socioculturais dentro do hospital.

Laiane Cruz e Ney Silva

A direção do Hospital Estadual da Criança (HEC), que é administrado pela Liga Álvaro Bahia, médicos e demais profissionais de saúde da instituição vêm se reunindo com entidades sociais, de classe e empresários a fim de captar recursos para realização de eventos que aproximem a comunidade da instituição e possibilitem a implantação de projetos que beneficiem os pacientes internados no local.

O médico Cleber Sangalo diz que a ideia é realizar atividades socioculturais dentro do hospital. Ele afirma que o hospital já está organizando um primeiro evento, que deve ocorrer em dezembro, e já planeja muitos outros. “A ideia é que a gente possa proporcionar aos pacientes internados atividades lúdicas, brincadeiras, equipamentos na brinquedoteca e cuidados musicais”, informou.

A diretora do HEC, Milena Pessoa, afirma que atualmente o hospital funciona com 154 leitos ativos, com emergência, ambulatório, unidades de terapia intensiva pediátricas e neonatais, um serviço de oncologia bem estruturado, unidades de internação e ambulatório próprio, atendendo especialidades cirúrgicas e de internação, cirurgias ortopédicas, gerais, neurocirurgias. “Hoje o hospital tem seis anos com essas especialidades médicas todas”, completa.

De acordo com a diretora, a Liga Álvaro Bahia possui um contrato emergencial com o governo do estado e que deve ocorrer uma nova licitação em data ainda não definida. Segundo ela, o hospital hoje recebe um valor mensal fixo, que foi acordado desde o início da gestão.

“Esse contrato é emergencial de em torno de R$ 5.098 milhões, para fazer a gestão de todo o hospital. Havendo uma ampliação dos serviços vai precisar de um aumento dos repasses”, disse.