Feira de Santana

Há três meses sem água, moradores do distrito da Matinha fazem manifestação no escritório da Embasa

A Embasa disse que vai realizar uma obra emergencial de abastecimento na Matinha.

Há três meses sem água, moradores do distrito da Matinha fazem manifestação no escritório da Embasa Há três meses sem água, moradores do distrito da Matinha fazem manifestação no escritório da Embasa Há três meses sem água, moradores do distrito da Matinha fazem manifestação no escritório da Embasa Há três meses sem água, moradores do distrito da Matinha fazem manifestação no escritório da Embasa

Ney Silva e Rachel Pinto

Insatisfeitos com a falta d’água há três meses, os moradores do distrito da Matinha especialmente da comunidade de Candeal ll, ocuparam na manhã desta sexta-feira (27), o escritório da Embasa na rua desembargador Filinto Bastos (Rua de Aurora).

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A estudante Luana Cardoso Fonseca confirmou que há três meses a comunidade está sem água.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Só chega a conta e nada de água. A embasa não dá uma satisfação a gente. Estamos em uma situação deplorável e de humilhação. Sem água para nada”, lamentou.

A estudante frisou ainda que os moradores esperam que a Embasa tome um partido sobre a situação da falta de água.

A trabalhadora rural Marcia Almeida explica que no caso da residência dela são quatro meses sem água. Ela informou que a água que alguns moradores recebem proveniente dos carros-pipas não é de boa qualidade.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Estamos comprando água para beber e às vezes usamos dessa água para lavar roupa. A Embasa diz que é devido ao problema da duplicação da BR-116 Norte, mas a rede que abastece o distrito é através do bairro Papagaio. O problema não é solucionado e as contas estão chegando. Minhas contas de outubro e novembro estão pagas e não houve o consumo. A água de carro-pipa acaba sendo prejudicial porque os carros têm ferrugem, vazamento e isso não dá segurança para usar a água para o consumo”, declarou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O gerente regional da Embasa, Euvaldo Neto foi ao escritório conversar com os moradores. Ele ofereceu carros-pipa, mas os moradores não aceitam e querem que a distribuição de água seja normalizada. Segundo o gerente, existe realmente problema e quem estiver sem água há mais de 15 dias terá a cobrança da fatura suspensa. Ele informou que a Embasa está providenciando um abastecimento emergencial que deverá funcionar em um prazo de aproximadamente seis dias.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Detectamos baixas pressões na rede na região da Matinha. E quando detectamos mandamos os carros-pipas. Alguns pontos mais distantes tem dificuldade de abastecimento nesse período das altas temperaturas. Mas, vamos fazer uma obra emergencial e uma nova rede direto para a Matinha está em curso. Em até seis dias estará reforçado o abastecimento para toda a localidade. Isso dará um ganho na vazão dessa localidade e esperamos que seja normalizado o abastecimento de toda Matinha”, afirmou.

Sobre a reclamação dos moradores que estão pagando as contas e não têm água nas residências, Euvaldo explicou que a Embasa irá fazer uma análise das pessoas que procurarem os canais de atendimento e que relatarem problemas no abastecimento. De acordo com ele, caso seja comprovado que chegou a fatura sem o abastecimento de água, a Embasa devolverá o crédito aos clientes.

O que diz a Embasa

Embasa esclarece que já está adotando medidas operacionais para regularizar o abastecimento nas localidades.

Técnicos da empresa estão trabalhando na substituição de equipamento da estação de bombeamento que atende a região para reforçar o abastecimento e regularizar a situação até o final do dia de amanhã (28). Além disso, equipes da Embasa também estão trabalhando para implantar 3 quilômetros de extensão na rede distribuidora de água e a conclusão desse serviço está prevista para a primeira semana de janeiro. Até lá a Embasa está disponibilizando abastecimento alternativo através de carros-pipa para os imóveis em situação regular.

Em imóveis destas localidades que não tiveram abastecimento suficiente durante o mês de dezembro as contas de água já foram canceladas. Caso o morador tenha efetuado o pagamento da fatura, solicitamos que se dirija a uma das lojas de atendimento da Embasa, em Feira de Santana (Campo Limpo e Centro), para que o cancelamento seja feito e o valor devolvido na próxima fatura.