Feira de Santana
Greve dos bancários; apenas Caixas eletrônicos funcionam
Os bancos entram em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (27). A decisão foi aprovada durante uma assembleia realizada na última quinta-feira (22) em todo o país.
Andréa Trindade
Os serviços de todos os bancos de Feira de Santana e de todo o Brasil estão suspensos por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (27). Apenas os caixas eletrônicos funcionarão.
Sandra Freitas, presidente do sindicato, em Feira de Santana, informou que mil bancários paralisarão as atividades na cidade como forma de reivindicação de reajuste salarial (12,8% referente a inflação e 5% de aumento real), mais benefícios e melhores condições de trabalho.
A categoria rejeitou, na assembleia a proposta de reajuste de 7,8% apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Para os bancários a mesma não apresenta praticamente nada de aumento real.
“A proposta é abusiva. Não entendemos esse comportamento dos banqueiros que obtiveram lucro de 30 bilhões só no primeiro semestre deste ano”, disse a presidente.
O movimento
A greve dos bancários é tradicionalmente marcada pela presença de alguns sindicalistas nas portas das agências informando aos clientes sobre os objetivos das greves e usando carros de som.
A greve acontece em todo o Brasil. No ano passado a paralisação durou duas semanas. (Informações do repórter Paulo José do programa Acorda Cidade).
Assuntos