Governo Federal atrasa repasse de verbas para cooperativas

Governo Federal atrasa repasse de verbas para cooperativas Governo Federal atrasa repasse de verbas para cooperativas Governo Federal atrasa repasse de verbas para cooperativas Governo Federal atrasa repasse de verbas para cooperativas

O Governo Federal, através do Ministério da Saúde, ainda não repassou a verba destinada para o pagamento dos prestadores de serviço da Prefeitura de Feira de Santana. A informação é da diretora do Fundo Municipal de Saúde, Rita Catulina Almeida Silva Sampaio.

Por causa do atraso, algumas cooperativas que prestam serviço à Prefeitura ainda não depositaram os salários do mês dos prestadores de serviço. O depósito do Governo Federal deveria ser feito no dia 8 de janeiro.

A diretora do Fundo, Rita Catulina, ressalta que, apenas na tarde de ontem (12)  foi possível visualizar no site do Ministério da Saúde o empenho do repasse, mas o montante ainda não havia sido depositado.

“Às vezes visualizamos o empenho, mas o depósito demora alguns dias para ser feito. Isso aconteceu neste mês novamente, mas com um tempo de atraso muito mais longo”, disse Rita Catulina.

A parte que cabe à Prefeitura já está depositada no Fundo Municipal de Saúde. “O Município cumpriu a sua parte. O prefeito Tarcízio Pimenta autorizou o repasse para o Fundo Municipal de Saúde sem nenhum atraso”, garante a diretora do Fundo.

De acordo com Emenda Constitucional 29, compete aos municípios o repasse de no mínimo 15 por cento do valor total de recursos para assegurar o financiamento das ações e serviços públicos de saúde. Mas no ano de 2009, conforme o Fundo Municipal, a Prefeitura de Feira de Santana repassou para a entidade entre 26 e 30 por cento – o dobro do previsto em Lei.
 
Informações da Secom