Daniela Cardoso
Quase mil famílias foram contempladas com a entrega de unidades habitacionais dos residenciais Asa Branca 1, 2 e 3, do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Feira de Santana. O governador Jaques Wagner participou da solenidade de entrega das moradias e ressaltou a importância do Programa, que já beneficiou mais de 20 mil famílias na Bahia.
“O Minha Casa, Minha Vida representa mais cidadania para as pessoas que vão ter o que é mais sagrado para uma família, que é a casa própria, com uma prestação razoável, entre 25 e 80 reais e depois de dois anos o imóvel já é definitivamente da pessoa. Esse programa tem um alcance social fora do comum, emprega na obra e dá dignidade quando a pessoa recebe a casa”, afirmou.
Wagner disse que ficou bastante emocionado durante a entrega dos imóveis, pois se lembrou da história da família dele. “Minha mãe só conseguiu ter casa própria com 70 anos de idade, então eu vivi isso na minha família, por isso me emociono”, disse.
O prefeito José Ronaldo de Carvalho ressaltou a importância do município no Minha Casa, Minha Vida. Segundo ele, uma das maiores preocupações é com relação à infraestrututa para os moradores dos residenciais.
“Não era possível que esses residenciais ficassem sem a perspectiva de uma unidade de saúde, de uma escola, entre outras necessidades. Uma parte da via, que é acesso aos residenciais, já está pavimentada, a outra parte necessitava de uma ação de desapropriação de pessoas que tem área de terra. São cinco proprietários, três já permitiram a gente abrir sem nenhuma indenização, um deles precisava do decreto de desapropriação e a negociação está adiantada, e um precisava do decreto e do pagamento. Os decretos já foram publicados”, disse Ronaldo.
O prefeito também falou sobre um projeto novo, em parceria com a Caixa Econômica Federal, que assessora os conjuntos para a implantação de condomínios. “Isso vai facilitar a administração de todos os conjuntos habitacionais”, afirmou.
O secretário municipal de Habitação, Sandro Ricardo, informou que a prefeitura participa do programa na fase de aprovação do projeto, de pré-seleção das famílias, na recepção de documentos, que são enviados para a Caixa para uma análise, na etapa de sorteio e assinatura dos contratos, além da seleção final.
“Hoje é um dia de alegria e felicidade que estamos compartilhando com todos os que estão recebendo as chaves. Cada empreendimento compõe 248 unidades de casas sobrepostas, que é uma embaixo e outra em cima. No total são 992 unidades”, informou.
As informações e fosos são do repórter Paulo José do Acorda Cidade.


