Daniela Cardoso

Alguns pontos da cidade ficaram sem água durante três dias. O gerente regional da Embasa, Raimundo Neto, informou que o reabastecimento começou a ser retomado na noite de ontem (13) não só em Feira de Santana, mas também nos municípios de Conceição da Feira, São Gonçalo, Santa Bárbara, Tanquinho e Santanópolis. Segundo ele, o abastecimento será normalizado, de forma gradativa, podendo haver maior demora nas zonas rurais.

Raimundo Neto explicou que o abastecimento foi interrompido por causa de um vazamento na principal rede adutora que abastece a região, na madrugada da última terça (12).

“Tivemos um rompimento da nossa adutora principal de 900 milímetros, que traz água de Conceição da Feira para Feira de Santana e outros municípios. O problema foi identificado nas primeiras horas da quarta-feira e nós mobilizamos a equipe”, afirmou.

O gerente regional da Embasa explicou por que ocorre rompimento de adutoras com frequência. Segundo ele, tem uma adutora principal que já tem 30 anos de idade e ela tem alguns pontos de corrosão, o que causa esses rompimentos.

“Com isso precisamos fazer um trabalho de recuperação. Em alguns pontos esses trabalhos já foram iniciados pela nossa equipe, mas a Embasa investirá ainda esse ano aproximadamente 1 milhão de reais, fazendo um reforço nos trechos mais críticos e evitando os quebramentos. É um serviço de elevada complexidade operacional, pois é preciso fazer a escavação do trecho, o assentamento da tubulação e o serviço de solda. Temos que fazer isso com agilidade, mas sempre garantindo a segurança da equipe que está à frente do serviço”, explicou.

Raimundo Neto disse que o rompimento de adutora é normal, quando ela está no estado de corrosão. Ele ressaltou que é necessário atacar os pontos principais, que já foram identificados pela equipe e já estão sendo recuperados.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade