Daniela Cardoso e Ney Silva
A capacidade de armazenamento de água na barragem de Pedra do Cavalo está muito boa e pelo menos nos próximos três anos não teremos problemas com falta de água em Feira de Santana e em cidades da microrregião. Segundo o gerente da Embasa de Feira de Santana, José Neidson Elói, também não será necessário fazer racionamento no próximo verão.
“A Embasa está se preparando e o racionamento está totalmente descartado. Estamos com a capacidade da barragem em torno de 70% e isso nos dá uma folga operacional muito boa, de dois, três anos de abastecimento sem nenhum problema na produção”, afirmou.
José Neidson afirmou que a Embasa enfrenta problemas na distribuição da água. Segundo ele, em alguns pontos mais altos e mais afastados da cidade, existem dificuldades em abastecer, pois as pressões são baixas durante o dia e o abastecimento só é feito durante a noite. Para resolver a situação, Neidson informou que a Embasa tem feito investimentos.
“Posso citar a região norte, que são 48 milhões de reais. A obra já está praticamente finalizada e acreditamos que até o primeiro semestre do ano que vem já esteja funcionando. Com isso, a gente resolve 100% dos problemas de falta de água na região norte. Outro investimento previsto é o centro de reservação leste, que vai ficar na Santa Mônica II e vai beneficiar o CIS (Centro Industrial do Subaé) da BR 324 e também outras áreas como o bairro SIM, que tem um grande boom imobiliário”, informou.