Rachel Pinto
O abastecimento de água da cidade de Feira de Santana está reforçado desde o final do ano passado e a distribuição deverá melhorar até o final deste semestre com a inauguração do centro de reservação norte, localizado no bairro Campo Limpo.
O gerente regional da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) Raimundo Neto, informou que a instituição já previa para esse verão uma operação de reforço no sistema de abastecimento. Foi recuperado e instalado mais um equipamento de bombeamento na estação de tratamento de água de Conceição da Feira e desde a finalização desse serviço em dezembro de 2015 que houve um reforço no abastecimento.
“Essa operação trouxe um incremento maior de água para Feira de Santana. Só que paralelamente Feira de Santana sempre tem um crescimento muito grande na sua extensão de abastecimento principalmente nas localidades que ficam fora do anel de contorno e até bairros de expansão. Podemos citar como exemplo a região norte da cidade que é uma região de maior expansão imobiliária, especialmente pelo programa Minha Casa Minha Vida e também na região leste”, afirmou
Raimundo Neto explicou que a Embasa está em fase de finalização de duas obras. Uma delas é o centro de reservação norte e a outra o centro de reservação leste. “Uma já em fase final de conclusão que é a obra do centro de reservação norte. Os reservatórios já foram montados. Esta obra depende de alguns entroncamentos. São muitos entroncamentos das redes novas que foram implantadas com as redes anteriormente em operação. Isso vai trazer alguns momentos que a gente vai comunicar a população que vamos interromper o abastecimento de água de determinadas ruas para fazer o entroncamento do sistema novo. É um transtorno momentâneo para resolver o problema dessa região. Outra obra importante é a obra do centro de reservação leste que atende a região de expansão imobiliária da Avenida Artêmia Pires e da Nóide Cerqueira. Essa obra foi iniciada, mas é uma obra que tem um prazo maior para sua finalização”, destacou.
De acordo com o gerente regional, a Embasa fez uma parceria com algumas empresas do bairro SIM para instalar um equipamento de bombeamento para melhorar o abastecimento da região que é muito grande. “Uma região importante da cidade e a gente vai dar uma solução imediata agora em parceria com as empresas consorciadas, mas a solução definitiva com a obra do centro de reservação leste”.
Sobre os problemas de abastecimento do trecho norte da cidade, alguns distritos e municípios vizinhos ele disse que a Embasa vai aplicar recursos para melhorar a situação. “O cenário nacional de escassez de recursos faz com que a gente priorize os investimentos e aqui em Feira de Santana nós estamos priorizando. Na recuperação da adutora, nos centros de reservação, em reparos em trechos críticos de abastecimento, em substituição de rede. Nós estamos na fase final do verão , que é um período mais critico de abastecimento e trabalharemos intensamente no inverno para equalizar todos esses gargalos e no próximo ciclo a gente tenha uma condição mais favorável de abastecimento desses pontos que hoje ainda sofremos de reclamação”, concluiu.
Com informações do reporter Ney Silva do Acorda Cidade.