Daniela Cardoso
Muitas pessoas observaram o aumento do preço da gasolina em Feira de Santana, mas de acordo com o diretor do Sindicato dos Combustíveis da cidade, Carlos Teixeira de Freitas Neto, não foram os preços que subiram e sim a promoção, da qual a maioria dos postos de combustíveis haviam aderido, acabou.
De acordo com ele, o mercado de combustível no Brasil inteiro, é bastante disputado, e devido a essa alta concorrência os postos abaixam os preços. “Essa promoção se nomeia como guerra de preço. Em Feira de Santana os preços nas bombas estavam bastante agressivos, mas agora essas promoções acabaram”, destaca.
No Brasil existem dois pólos de etanol que são referência; um no estado de são Paulo e o outro é o pólo do nordeste. Segundo Carlos Neto, o Brasil é o país que tem a maior carga tributária do mundo. “No combustível não é diferente. Hoje na composição do preço da gasolina o imposto tem um preço muito significativo que representa em torno de 50%”, informou.
O preço da gasolina, que antes era controlado e estabelecido pelo governo, hoje é livre, o que aumenta a concorrência de preços.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.