Roberta Costa
Após a denúncia no Acorda Cidade do funcionário da empresa Vieira Antonio Silva Santos, reclamando do atraso dos salários, falta de reajuste e ‘sumiço’ da Vieira na manhã de segunda-feira (9), o repórter Ed Santos procurou Onias Neto, diretor da Embasa em Feira de Santana, para esclarecer a situação. Segundo Onias, a Construtora fechou as portas, levou todo o material, deixando os funcionários sem pagamento. “A empresa tinha, como obrigação, o pagamento do salário até a última sexta-feira (7) o que não aconteceu e, para nossa surpresa, eles retiraram os materiais de campo sem dar satisfação” afirmou Onias.
A Embasa está com um processo administrativo em andamento contra a empresa Vieira, buscando a rescisão do contrato por descumprimento de claúsulas previstas em contrato. Dentre elas, obrigações de natureza trabalhista e previdenciária. Porém, antes da conclusão do processo a empresa, que prestava serviços de manutenção de redes e ramais, retirou o material de trabalho. Os serviços estão sendo feitos com equipes fixas da Embasa que está providenciando a contratação, em caráter emergencial, de uma nova empresa, o que deve acontecer dentro de 15 dias.
“Tivemos reunião com os funcionários da Vieira, informando as providencias para o pagamento do salário, que serão feitos com recursos da própria Embasa, até a próxima semana. A folha gira em torno de R$200 mil reais e estamos executando as ações necessárias para a regularização da situação”, pontuou Onias.
No endereço que funcionava a Construtora Vieira Ltda. ninguém foi encontrado para esclarecer o acontecido e o prédio está abandonado.
O mesmo problema aconteceu em Santo Antonio de Jesus
Na cidade de Santo Antonio de Jesus, a Vieira fechou as portas na madrugada deste domingo (8) sem qualquer comunicação aos funcionários, que só tomaram conhecimento da situação quando chegaram para o trabalho na manhã desta segunda-feira (9). No local que funcionava como sede da empresa foram encontrados documentos espalhados pelo chão e muita sujeira.