Daniela Cardoso
Funcionários do banco HSBC paralisaram as atividades na manhã desta quinta-feira (13), seguindo um movendo nacional. A paralisação de advertência foi para protestar contra as demissões, que de acordo com o diretor de comunicação do Sindicato dos Bancários, Edmilson Cerqueira, ocorreu em diversas agências do país.
“Esse é o maior banco privado do Brasil e estamos encontrando algumas dificuldades com bancos internais que se instalam no país. O HSBC, que é um banco inglês, resolveu demitir bancários sem nenhuma justificativa. O banco diz que são ajustes, mas ajustes diminuindo o quadro de funcionários com um péssimo atendimento, não tem condições”, afirmou.
Ainda de acordo com Edmilson, essa semana foram paralisadas, durante meio turno, as atividades das agências Santander, também em todo o Brasil.
“As atividades foram paralisadas, pois a agência está desrespeitando a legislação brasileira e desrespeitando até a própria convenção da categoria. Saímos de uma campanha salarial, onde foi acordado e foi conquistada a luta da categoria. Mas o Santander resolveu desrespeitar e até hoje não assumiu o acordo aditivo. Os companheiros não estão recebendo o auxílio educação, alimentação e outras coisas”, afirmou.
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade
