Feira de Santana

Fornecimento de leite do Programa Fome Zero está suspenso em Feira

72 creches conveniadas com a Sedeso são beneficiadas pelo produto

Acorda Cidade

Atualizado em 05/02/2014 09:59

O Programa Leite Fome Zero está suspenso em Feira de Santana, por decisão do fornecedor, desde esta terça-feira (4). O produto beneficia crianças entre 2 a 7 anos, assistidas por 72 creches conveniadas com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso).
 
O fornecimento de leite já havia sido suspenso em junho do ano passado. Desde então, conforme o secretário da Sedeso, Ildes Ferreira, foi um período de incessantes cobranças do órgão municipal ao fornecedor e ao Governo do Estado, que é o contratante, mas sem solução.
 
Há cerca de um mês, as entidades comunitárias de Feira de Santana entraram com ação no Ministério Público cobrando uma solução para o problema. “Mesmo sem o MP se pronunciar, o fornecedor de leite se antecipou e começou a fornecer metade do volume de leite contratado, que é de 4.615 litros por dia”, informou o secretário.
 
Surpreso com a suspensão do fornecimento do leite, Ildes Ferreira revela que o fornecedor alegou falta de pagamento por parte do Estado. “Mais uma vez, a comunidade é punida com a suspensão do fornecimento do leite. Só que o fornecedor tem obrigações contratuais e o fato do Governo do Estado atrasar o pagamento, o que é comum nos governos, não é motivo para suspender o fornecimento”, afirmou. 

De acordo com o diretor da Laticínios Atlanta, Antônio Fernando, responsável pelo fornecimento do leite para o Programa Fome Zero em Feira, a empresa é apenas uma prestadora de serviço na parte de industrialização e distribuição, e que os produtores do alimento contratados pelo programa recebem diretamente do Governo do Estado.

Ele explicou ainda que quando o governo não efetua o pagamento a esses produtores – que estão sem receber desde o mês de dezembro – eles deixam de enviar o leite, o que por sua vez compromete o processo de industrialização e o fornecimento do alimento para as crianças beneficiadas pelo programa.