Possíveis circunstâncias emergenciais como engasgo, desmaio, queda e convulsão, entre outras envolvendo as crianças matriculadas nas escolas municipais, são o tema da formação de Primeiros Socorros oferecida a diretores escolares, professores e profissionais de apoio que atuam nas unidades de ensino.
Na última sexta-feira (11), mais de 80 profissionais de 15 escolas participaram do nono encontro de formação, realizado no auditório da Faculdade Estácio, localizada no centro. Cada unidade de ensino recebeu um kit de primeiros socorros.
Promovidos pela Secretaria Municipal de Educação, os encontros contam com o apoio de várias instituições visando à capacitação dos técnicos e educadores – UEFS, Unex, Unifacs, Faculdade Estácio, Faculdade Anísio Teixeira, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ( SAMU), Corpo de Bombeiros, entre outros.
Agora, os profissionais estão preparados para lidar com situações inesperadas e que acabam ganhando um aspecto emergencial, principalmente entre as crianças da Educação Infantil – a partir dos dois ou quatro anos, de acordo com a capacidade de atendimento das unidades de ensino da Rede Municipal.
A capacitação atende a Lei 13.722/18, conhecida como “Lei Lucas”, que estabelece que as escolas da educação básica, sejam públicas ou privadas, devem oferecer formação aos professores e funcionários sobre noções básicas de primeiros socorros.
A iniciativa oferece segurança aos professores e profissionais da Educação em casos de urgência e emergência, além de tornar as escolas municipais espaços qualificados para dar assistência aos alunos nessas situações.
As informações são da Secom da Prefeitura Municipal de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram