Praça lotada

Flifs: telas criadas por pessoas com deficiências atraem o público

A "ExpoCape" é realizada no Flifs há 8 anos, fruto da organização da unidade educacional, que este ano escolheu o tema sustentabilidade.

Leitura: 4 Minutos
Flifs 2025
"ExpoCape" | Fotos: Kaio Vinícius/ Acorda Cidade

A primeira tarde do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs) foi um sucesso. Dezenas de estudantes e professores do município e de cidades vizinhas estiveram presentes prestigiando o evento. Entre as várias atrações disponíveis para o público, o estande do Centro de Atendimento Pedagógico e Especializado (Cape) chamou a atenção dos espectadores.

Flifs 2025
Flifs 2025 | Foto: Kaio Vinícius/ Acorda Cidade
Flifs
Flifs 2025 | Foto: Kaio Vinícius/ Acorda Cidade

Uma exposição artística que reúne telas criadas pelos alunos com múltiplas deficiências do centro. A “ExpoCape” é realizada no Flifs há 8 anos, fruto da organização da unidade educacional, que, durante o ano, escolhe o tema da exibição, em 2025 abordando a sustentabilidade.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a coordenadora do Cape, Rita Jambeiro, destacou que as telas sustentáveis expostas no espaço foram criadas por alunos autistas, com paralisia cerebral, deficientes visuais e auditivos.

Flifs: telas criadas por pessoas com deficiências atraem o público
“ExpoCape” | Fotos: Kaio Vinícius/ Acorda Cidade
Flifs
Coordenadora do Cape, Rita Jambeiro | Foto: Kaio Vinícius/ Acorda Cidade

“O Centro de Atendimento Pedagógico e Especializado atende a 462 alunos de múltiplas deficiências. Nossa professora de artes faz esse trabalho magnífico. É um trabalho muito elogiado por toda a rede educacional do estado da Bahia”, enfatizou Rita Jambeiro.

Expectativa e sucesso

Um spoiler para os próximos dias do festival. No seu primeiro dia de realização, a 18ª edição do Flifs mostrou para que veio. A Praça Padre Ovídio, no centro de Feira de Santana, ficou lotada.

Flifs
Flifs 2025 | Foto: Kaio Vinícius/ Acorda Cidade

A pró-reitoria de extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e integrante da organização do Flifs, Taíse Bomfim, detalhou ao Acorda Cidade o otimismo e as expectativas para esta edição do festival.

“A gente já teve um público de manhã muito bom, excelente. Os expositores super animados com a questão do vale-livro. Então, eu acho que a 18ª edição vai ser também superar todas as expectativas de público e de atrações artísticas”, relatou Taíse Bomfim.

Taíse Bomfim
Taíse Bomfim, pró-reitoria de extensão da Uefs | Foto: Kaio Vinícius/ Acorda Cidade

Em 2025, os vale-livros receberam um investimento recorde do Governo do Estado, de uma emenda parlamentar e da Prefeitura de Feira de Santana, totalizando R$ 578 mil. “Um volume bem vultuoso esse ano, para a gente conseguir atingir o máximo da nossa rede estudantil”, completou Taíse.

Festival
Flifs 2025 | Foto: Kaio Vinícius/ Acorda Cidade

Leia também: Iniciada a 18ª edição do Flifs com expectativa de público recorde

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.