“Flagrantes do WhatsApp” é uma editoria do portal Acorda Cidade que visa dar voz à população feirense a respeito dos problemas presentes na cidade e nas regiões próximas. As denúncias com registros fotográficos e com o endereço do local podem ser enviadas para o WhatsApp (75) 98297-4004.
O córrego presente na comunidade de Vila Verde, próximo à Rua Doutor Macário Cerqueira, no bairro Muchila, corta uma área residencial e vem causando preocupação devido à falta de manutenção. No local, é possível observar espuma na água, o que pode indicar despejo de esgoto doméstico, além de margens degradadas, pedras soltas, vegetação crescente e entulho de materiais de construção.
A falta de manutenção do córrego pode causar graves problemas à população, pois se torna um local propício ao aparecimento de ratos, animais peçonhentos e insetos e vetores de doença, como mosquito o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A Rua Júpiter, no bairro Jardim Acácia, também sofre com a falta de manutenção. As calçadas estão sendo tomados por mato, impossibilitando a passagem de pedestres, o que facilita o risco de acidentes, já que estes indivíduos terão de caminhar pela rua, local onde transita carros e motocicletas.
Além disso, os moradores denunciam as frequentes quedas de energia no local. “Já reclamamos com o pessoal da Coelba. Eles disseram que isso deve ser tratado com os órgãos responsáveis, porém quando ligamos, a chamada não é completa”, afirma Diego Muricy, morador da área. A equipe do Acorda Cidade entrou em contato com a Coelba e aguarda um retorno.
Em grande extensão da Rua Voluntários Da Pátria, no centro da cidade, encontra-se amontoados de entulho e restos de material de construção, vegetação crescente e carros estacionados na calçada, local destinado aos pedestres. A situação da via dificulta a passagem dessas pessoas e coloca em risco a segurança de quem passa por ali.
A Avenida Periférica, localizada no bairro Subaé, passa por uma situação semelhante. No local há uma escola municipal, e as crianças, que necessitam fazer o trajeto, caminham entre os matos.
As faixas de pedestre, também chamadas faixas de segurança, indicam o local seguro para a travessia de pedestres. Essa sinalização é importante para a dinâmica do trânsito e, principalmente, para evitar acidentes. Entretanto, a faixa de pedestre, na Rua Senador Quintino, bairro Jomafa, está apagada. Daniela Santos, moradora da região, contou ao Acorda Cidade que a situação já foi informada à prefeitura, mas até o momento, não houve solução.
Um bueiro, na Rua C, conjunto Feira IX, no bairro Calumbi, está aberto, facilitando a entrada de lixo. O entupimento da estrutura pode causar alagamentos, pois a água não consegue escoar, além do ao mau cheiro devido a água parada e resíduos impróprios.
Rua C, conjunto Feira IX, no bairro Calumbi | Foto: leitor/ Acorda Cidade
Reportagem escrita pela estagiária de jornalismo Beatriz Rosado sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves
Leia também:
Pontos de lixo acumulado, alta vegetação e buracos afetam moradores de Feira de Santana
Buracos em vias públicas causam transtornos em Feira de Santana
Buracos, lama, lixo e abandono em bairros de Feira de Santana provocam denúncias de moradores
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.