apresentação banda filarmônica
Foto: Anderson Moreira

A Filarmônica 25 de Março traz de volta uma das tradições mais marcantes da vida cultural feirense: as retretas. O projeto Retreta estreia no dia 17 de dezembro, às 19h, no coreto da Praça da Matriz, construído em 1916 e tombado pelo IPAC-BA.

A proposta é retomar o formato histórico das apresentações em coreto, sem sonorização, com o público ocupando a praça — como acontecia no início do século passado. “Queremos devolver à cidade uma experiência que fez parte da memória de muitas gerações”, diz o maestro Antônio Neves.

Além de resgatar uma tradição antiga de Feira de Santana do início do século passado, o projeto Retreta também abre espaço para outras filarmônicas. A cada apresentação a 25 de Março dividirá o palco com bandas de música da região. Na abertura, a convidada será a Filarmônica 25 de Dezembro, de Irará.

A noite também contará com a abertura de uma exposição fotográfica com imagens antigas de Feira. A exposição “Notas de um Tempo Antigo: Imagens que Contam Histórias” será apresentada nas 10 apresentações previstas.

O projeto Retreta é uma produção da Sociedade Filarmônica 25 de Março, com patrocínio da DPC Distribuidora, Bartofil e apoio institucional da Fundação Senhor dos Passos.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.