Logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (23), a reportagem do Acorda Cidade flagrou uma grande fila em frente à Unifan [Centro Universitário Nobre], na Rua Edelvira Oliveira, em Feira de Santana.
Desde a última segunda-feira (21), o Mutirão de Conciliação e Cidadania, promovido pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), tem atraído centenas de pessoas em busca de serviços jurídicos e sociais, entre eles, a emissão do Registro Geral (RG). No entanto, a baixa oferta de senhas frustrou a expectativa de muitos.
O evento, que segue até sexta-feira (25), oferece conciliações e mediações processuais, audiências, orientações jurídicas, exames de investigação de paternidade, vacinação, emissão de certidão de nascimento, cadastro e atualização do CadÚnico e do programa Bolsa Família, entre outros.
Apesar da variedade de serviços, a demanda tem sido muito superior à capacidade de atendimento. Somente na manhã desta quarta-feira (23), mais de 300 pessoas se aglomeraram na entrada da Unifan, mas apenas 20 senhas foram distribuídas para o serviço de emissão de RG — o que gerou grande frustração e revolta.
“Eu vim agendar minha identidade e não vai não. Só tem 20 fichas”, disse Lúcia Alves Assunção, que chegou por volta das 7h do bairro Aeroporto.
Carlos José veio do conjunto Feira IX. Aguardando desde às 5h, ele já estava desanimado, acreditando que, por conta do baixo número de fichas distribuídas, não conseguirá o atendimento.
Assim como José, Silvana também aguardava desde às 5h. “Segundo a moça que está na minha frente, tinha 15 pessoas, mas agora tem bem uns 30 na minha frente. Tem gente que vem guardar lugar para mais de duas pessoas, negocia, quem sai cedo de casa se prejudica, perde a vaga.”
Teve gente que chegou ainda mais cedo para buscar a vaga, Elisângela veio de madrugada por volta das 4h com o esposo e os dois filhos. Buscava atendimento para toda a família.
“Para identidade só tem 20 senhas, agora para IPTU tem 100”, reclamou uma mulher que aguardava na fila.
Emissão do RG: “Está difícil conseguir até o agendamento”
O serviço de RG tem sido uma reclamação frequente em Feira de Santana. Muitas pessoas reclamam que não conseguem agendar nas unidades do SAC [Serviço de Atendimento ao Cidadão] e têm enfrentado uma verdadeira batalha para conseguir emitir o documento. Segundo os próprios relatos da fila, tem gente que aguarda desde janeiro por uma oportunidade.
“Desde janeiro, eu estou lutando para agendar e nunca consigo. Só dá agendamento encerrado [no site], agendamento fechado e antes de completar a ligação pelo GOV, fala que não tem agenda aberta”, reclamou outra mulher.
A reportagem do Acorda Cidade apurou e constatou que boa parte das pessoas que aguardavam na fila, buscavam emitir o RG.
“Essa demanda já tem há meses. Algumas pessoas estão conseguindo. Estamos pedindo socorro ao diretor do SAC, ao governador, que é uma humilhação. É um direito nosso ter o RG precisando para emprego, para fazer as suas demandas e não tem. Abriu esse mutirão? Parabéns. Mas essa quantidade de ficha é desumano”, disse Elisabeth Teixeira, que veio do bairro Mangabeira. Ela quem ligou para o Acorda Cidade solicitando a reportagem.
“Ainda tive que coçar o bolso para pagar o aplicativo. De ônibus, eu chegava 7h e não achava senha. Cheguei às 5h e não achei. Infelizmente, o horário do ônibus não bate com as demandas de quem sai cedo”, acrescentou.
Já Tadeu Risse, que procurava o mutirão para regularizar débitos do IPTU, também sugeriu mudanças. “Para facilitar, ele tem que enviar um boleto para o pessoal pagar, agora nem todo mundo que tem conta corrente, aí fica difícil. Estamos com dinheiro pra pagar e quero pagar o IPTU. Ninguém lá em casa, nem eu tenho uma conta corrente e, pra facilitar, tem que enviar o boleto”, sugeriu.
Com informações do repórter Paulo José Acorda Cidade
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