Moradores da Rua Travessa Barbosa no bairro Mangabeira em Feira de Santana, procuraram a reportagem do Acorda Cidade para denunciar transtornos causados antes e após uma obra da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).
Segundo Michele Magalhães, moradora da rua, a própria obra pegou os moradores de surpresa e gerou uma série problemas quando ainda estava em curso.
“A rua parece que passou um tsunami. A Embasa esteve aqui no dia 13 de agosto para fazer um serviço de esgotamento, mas ninguém foi notificado aqui na rua. No dia 13 de agosto, uma quarta-feira, começaram a quebrar a rua e ficamos isolados praticamente, sem poder tirar o carro de casa porque não tinha como passar.
A obra foi concluída no dia 16, um sábado. Os moradores não conseguiram retirar os veículos da garagem e quem já tinha retirado antes, passou todos esses dias sem poder guardar na garagem novamente.
Mas o principal motivo da denúncia são os transtornos causados após a conclusão da obra. Ainda segundo Michele, a equipe da Embasa concluiu os serviços e deixou a rua esburacada e cheia de entulho na frente das casas.
“Largaram aqui a rua cheia de terra, cheia de lama e não vem dar uma posição a gente. Com água empoçada, muita lama, carro sem poder entrar dentro de casa, a gente sem poder fazer a limpeza também dentro das nossas casas, que é tudo cheio de terra”
O piso na rua ficou arrebentado , além da areia e a lama empossada, algo que não fazia parte da realidade anterior da via.
“Eles fazem o serviço, chegam, quebram como eles querem, não comunicam a ninguém. Eu fiquei praticamente quatro dias ilhada com meu carro dentro de casa. A gente não quer saber quem é que faz, a gente quer que eles venham dar a solução do nosso problema aqui.”
O morador Pedro Lucas também passou e continua passando pelo sufoco causado pelo serviço.
“A gente foi pego de surpresa aqui. Um dia pela manhã a gente saiu e alguns moradores que não saíram, quando tentaram sair não conseguiram mais, porque a obra começou sem aviso prévio. E aí ficou o dano da gente não conseguir sair para trabalhar e quem retornou para casa não conseguia colocar o carro na garagem. E também a lama, que vai para a garagem, suja a casa toda e esse transtorno também do afundamento do calçamento.
Ele relatou em entrevista ao Acorda Cidade que essa não é a primeira vez que a rua fica prejudicada pelos serviços da Embasa.
“A primeira obra eles fizeram a ligação da água, aí começou a afundar em alguns lugares, a prefeitura veio, tapou alguns buracos e não ficou legal porque ficou remendado. E agora com essa obra do esgotamento, provavelmente acabou com a nossa rua.”, completou.
Em nota, a Embasa respondeu ao Acorda Cidade que o serviço ainda está sendo executado:
Em atenção à solicitação, a Embasa informa que está executando serviço de implantação de rede coletora e de ramais de esgoto na rua Barbosa, no bairro Mangabeira. O serviço de limpeza está aguardando o período de cura do pavimento para ser realizado nos próximos dias. Também está programada a recuperação dos trechos onde houve intervenção da empresa.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.