Era por volta das 5h desta quarta-feira (3), quando a fiação de um poste em frente à Policlínica do bairro Feira X, em Feira de Santana pegou fogo. A unidade chegou a ficar sem energia elétrica e suspender os atendimentos que estavam agendados. As residências da região também tiveram o abastecimento suspenso.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o pânico das pessoas que estavam próximas ao local. O incêndio aconteceu na Rua B, importante via de tráfego do bairro Feira X.
Ana Paula Marcelo é moradora da Mangabeira, mas estava buscando atendimento na policlínica. A filha dela tinha um exame marcado para às 8h desta quarta, mas por conta do incidente, teve o atendimento reagendado para o próximo dia 10.
“Quando eu cheguei, já estava assim. Encontrei muito fio pelo chão. Um perigo para a gente”, disse.
Dorivaldo de Jesus Lopes contou ao Acorda Cidade que chegou por volta das 6h na unidade e as chamas ainda estavam incendiando o poste. “Ainda estava pegando fogo aí nos fios, pipocou, teve gente correndo com medo”, relatou. Ele também vai precisar remarcar o atendimento.
Maria Silvia veio de mais longe, da cidade de Tanquinho, para buscar atendimento na Policlínica. Sem energia, ela também vai precisar remarcar o serviço.
Ao Acorda Cidade, a gerente da Policlínica, Marcela Campos, contou que foi informada pela equipe da Coelba que o fornecimento deve retornar completante por volta do meio-dia. Pela manhã, ela confirmou que muitos serviços não poderão ser executados, mas pela tarde deve restabelecer.
“Estamos com a equipe aqui preparada, se chegar alguma intercorrência, a gente dá todo o primeiro atendimento. Mas algumas consultas e exames, como endoscopia, ultrassom, infelizmente não têm como a gente atender agora pela manhã, mas eu acredito que a tarde normalize.”
Marcela sugeriu à empresa que interditasse a Rua B até que o serviço fosse concluído, por conta do risco de acidentes no local.
“Muito fogo, assustando todo mundo e está um perigo, os fios aqui pelo chão e o pessoal ainda não interditou a via e aí os pedestres ficam passando com algum risco. Inclusive, tem um ponto de ônibus na frente e o pessoal todo na frente aqui esperando o ônibus e a via não está interditada ainda”, disse a gerente.
Uma equipe da Neoenergia Coelba, responsável pelo fornecimento de energia elétrica, esteve no local para restabelecer o sistema e apagar o fogo.
Segundo divulgou a empresa, o incêndio foi provocado pelos provedores de telefonia e internet que instalam seus cabos de maneira irregular, os chamados gatonet.
“A distribuidora destaca que as operadoras clandestinas instalam os seus cabos à revelia, sem seguir os critérios técnicos e de segurança exigidos, podendo causar incêndios, interrupções de energia e acidentes. Além disso, não realizam as devidas manutenções e deixam cabos inutilizados nos postes”, disse.
Por meio de nota, a empresa ainda fez um alerta para a população denunciar a prática ilegal.
A Coelba também afirmou que vai notificar as empresas que atuam na região e reforçar que os clientes podem ajudar no combate ao gatonet não contratando empresas irregulares. A lista das operadoras autorizadas está disponível no site www.neoenergia.com/bahia/provedores.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.