Ipuaçu

Festa do vaqueiro e do trabalhador rural acontece até domingo

A programação teve início na noite desta sexta-feira (27), com uma missa em ação de graças, na Igreja Nossa Senhora dos Remédios.

Acorda Cidade

A apresentação da banda Cavaleiros do Forró será o ponto alto da 13 ª Festa do Vaqueiro e 12ª Festa do Trabalhador Rural, que movimentam a praça do distrito João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu) até domingo (29). A programação teve início na noite desta sexta-feira (27), com uma missa em ação de graças, na Igreja Nossa Senhora dos Remédios.

A praça ganhou infraestrutura especial para a festa comemorativa ao Dia do Trabalhador Rural. Foram instalados 16 toldos, que serão utilizados para comercialização de comidas e bebidas. A expectativa entre os barraqueiros é que as vendas superem o ano passado por conta das atrações contratadas, que incluem ainda, Capim Molhado, Quixabeira da Matinha, Pedrinho dos Oito Baixos, Olhar Sereno, Rony e Rai, Baiá e banda e A Vaqueirama.

José Antônio da Silva, por exemplo, espera vender o dobro do ano passado. “Vai dar muita gente”, prevê.  Já o vigilante Anderson Luiz Reis, residente em Salvador, pretende aproveitar o clima de festa. “Sou fã Cavaleiros do Forró, vim pela primeira vez ano passado e adorei a festa. Desta vez trouxe um amigo para conferir a animação”, afirma. 

Segundo Antônia Marques Cardoso, administradora do distrito, a tradicional comemoração alusiva ao trabalhador rural deverá atrair milhares de pessoas de Feira de Santana e cidades da região. “Vamos acolher muita gente. Caravanas de todos os distritos estarão participando conosco dessa grande festa. Esperamos também visitantes de outros municípios”, diz.

No domingo a confraternização tem início com alvorada de fogos às 5 horas. Em seguida acontece uma cavalgada de vaqueiros, com saída de Pedra da Canoa para a sede do distrito. A Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos fará ainda sorteio de brindes entre os participantes. Segundo o secretário Ozeny Moraes os brindes foram doados por colaboradores. As informações são da Secom