Daniela Cardoso e Ney Silva

A festa em louvor a Santo Antonio que acontece neste domingo (7) deverá reunir 15 mil pessoas vindas de várias regiões da Bahia em 200 caravanas. A informação é do Frei Mário Sérgio de Sousa, pároco da igreja de Santo Antonio dos Frades Capuchinhos.

Desde o último domingo iniciou-se o trezenário com as celebrações todas as noites. O frei Mário Sérgio informou que esse ano foi coroada Nossa Senhora dentro da imagem do divino pai eterno, porque, de acordo com ele, é a única imagem que tem Maria dentro da Santíssima Trindade.

“É uma festa longa. Já começamos com a nossa quermesse, são 14 dias de forró pé de serra para aliar fé e cultura, que nunca caminharam separados. A devoção a Santo Antonio vem de muito tempo. Santo Antonio entrou na vida e na cultura das pessoas e nós podemos perceber o número de escolas, estabelecimentos e pessoas com o nome Antonio, então está presente na vida do povo brasileiro”, afirmou.

De acordo com Mario Sergio, a festa dos romeiros reflete “o fruto da missão dos Capuchinhos, há muitas décadas, onde o número de padres era escasso na região e então os frades se desdobravam em ir há vários municípios circunvizinhos, então atualmente o povo retorna como gratidão”, informou.

Ele destacou que a festa está preparada, com cerca de 200 caravanas confirmadas para participar e a expectativa de 10 a 15 mil romeiros. “Já está tudo pronto. São mais 200 voluntários para fazer essa festa acontecer”, destacou.