
Já é tradição. Desde 2001, a feirense Deborah Borges dedica tempo para realizar uma super decoração natalina em casa. O gosto pela época começou com a mãe dela, que já fazia tradicionalmente o presépio natalino. Ao longo dos anos Deborah resolveu incrementar.
A cada ano, uma novidade atrai quem passa pela Avenida Amaralina, no bairro Sobradinho em Feira de Santana. Neste ano, ela selecionou o tema Caminho Mágico para o Natal. Deborah trabalha como agente comunitária de saúde, e reservou seu período de férias, para dedicar-se aos preparativos para a época.
“Para planejar, eu comecei a comprar as coisas desde março. Aí em março eu já comecei a comprar as setas, o urso do tambor. Mas arrumar mesmo eu levei 36 dias, peguei férias esse ano em outubro, fiquei o mês de outubro todo decorando”.
Para construir esse espaço, ela se inspirou nos filmes natalinos e nos programas de TV, sonhando em poder aplicar a estética natalina em seu próprio lar.

“Quando era pequena eu sempre fui apaixonada por Xuxa, e os filmes de Natal, estilo Esqueceram de Mim. Aí eu falava: ‘Um dia ainda vou decorar a minha casa que nem essas casas dos filmes que a gente assiste, dos filmes de Natal’. E hoje em dia eu já consegui”.
Ao longo dos anos, o investimento em iluminação e objetos decorativos foi crescendo tanto que atualmente a casa fica aberta para visitação diariamente entre 19h e 21h. Deborah relata que há cerca de 5 anos, as pessoas passaram a bater na porta para conhecer mais detalhes do ambiente.

“Antigamente só vinha mais a família, os parentes, os vizinhos indicavam alguém e ia trazendo. Só que já começou a vir um público grande e só cresce”, contou.
Falando em decoração, Deborah também faz questão de integrar a temática natalina se vestindo a caráter para receber os visitantes. Nos anos anteriores, ela preparava uma camisa personalizada, mas dessa vez decidiu investir em um look ainda mais a cara do Natal.

Os produtos são comprados aos poucos, ela optou por fazer isso pela internet, porque as lojas físicas da cidade costumam começar a vender artefatos natalinos, apenas quando o Natal se aproxima. Na internet, Deborah consegue encontrar a variedade desejada ao longo de todo o ano.
Cerca de 80% dos materiais são reaproveitados dos anos anteriores, mas a cada Natal, Deborah dedica um investimento para algo novo. Neste ano, a árvore giratória e o urso gigante são as grandes novidades que ficam na parte externa da casa. Além disso, ela contou que investiu em mais microlâmpadas causando um efeito luminoso ainda mais chamativo.

“Esse ano eu aumentei a quantidade de luzes, que no ano passado foi aproximadamente 55 mil e esse ano é 84 mil e 920 microlâmpadas”.
Ela também teve que criar suas táticas para economizar um pouco mais na energia neste Natal.
“No período da noite, antigamente eu ligava de 6h às 10h. Hoje em dia eu tento economizar de 7h às 10h. E como só fica a luz do pisca e a maioria são microlâmpas, dá para fazer esse remanejamento”, explicou.

A decoração é estratégica pensando no aproveitamento e no conforto dos espaços. “A casa é um pouco pequena, então eu tento aproveitar todos os espaços para ficar mais folgado e transitável pra pessoa”, declarou.
Seguindo a tradição, a decoração é desmontada no dia 6 de janeiro, Dia de Reis. Apesar de todo o trabalho para criar, decorar e recolher depois, o que importa mesmo para Deborah é a emoção que essa iniciativa causa nas pessoas.
“Eu olho pro olhar da pessoa e é gratificante quando eu vejo as pessoas se emocionarem o brilho do Natal, espírito do Natal renascendo no coração das pessoas”, completou.
Confira mais fotos da decoração natalina:
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.












