O Feirão de Utilidades do Dispensário Santana atraiu dezenas de pessoas neste domingo (3), em busca de produtos variados, com preços acessíveis e propósito solidário. O evento, que contou com doações da Receita Federal e da comunidade, reuniu eletrônicos, perfumes, itens de beleza, bolsas, brinquedos e muitos outros artigos, todos vendidos com o objetivo de arrecadar fundos para manter os serviços sociais da instituição.
Ao Acorda Cidade, a diretora do Dispensário, Irmã Rosa, comemorou a participação das pessoas. Segundo ela, a movimentação foi intensa desde as primeiras horas da manhã, superando as expectativas.
“Público bom, o pessoal gosta muito de dar esse apoio ao Dispensário Santana, é uma maneira de todo mundo dizer estamos juntos e acreditando nessa possibilidade de que contamos sempre com essa comunidade. Eu rendo graças a Deus por tudo de bom que acontece nesta casa.”
Moradores de diversos bairros marcaram presença, como a esteticista Jady Santos, que foi conferir os produtos com o filho.
“Eu vim olhar, porque tem muitos produtos variados. Vim nessa parte da Receita Federal, relógios, perfume, produtos de estética, de beleza. É bom porque é um evento que além de vender as coisas com preço menor, ajuda o Dispensário.”
Dona Creuza Oliveira Souza, veio direto do bairro Xavante, em São Gonçalo dos Campos para contribuir com a ação. Ela contou que soube sobre o evento através da divulgação do Acorda Cidade e não poderia ficar de fora.
“Comprei brinco, bolsa, um brinquedinho para o meu neto. Achei umas coisas gostosas, deliciosas. Os preços estão razoáveis. Todo ano, colaborar, tem que ajudar o próximo. Quando tem um cascalho, um dinheirinho, a gente vem aqui e compra alguma coisa”, contou ao Acorda Cidade.
O feirão faz parte de uma série de ações que mantêm viva a missão do Dispensário Santana em evangelizar, promovendo a assistência social, cultural e educativa a pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente crianças, adolescentes e idosos.
Segundo Irmã Rosa, em setembro haverá mais um evento solidário, a “Tarde da Amizade”, com venda de tortas no dia 18 de setembro.
“Ela [Dispensário] é mantida com esses gestos de doação da própria comunidade. Eu me sinto muito feliz por sentir que a comunidade de Feira de Santana, um povo bom, comprometido em ajudar, em assumir afetivamente e efetivamente o Dispensário como benção de Deus também na sua vida. É um meio de todo mundo fazer o bem, ajudando dessa forma”, acrescentou a Irmã.
Dispensário Santana: ajude-nos a ajudar
A arrecadação com o Feirão de Utilidades é fundamental para manter a ampla estrutura do Dispensário, que abriga hoje 27 idosas, atende mais de 500 alunos em sua escola e oferece assistência alimentar semanal a cerca de 750 mulheres em situação de vulnerabilidade. Além dos produtos doados, foram vendidos produtos feitos pela própria instituição.
Outros projetos importantes incluem 10 oficinas culturais com apoio da empresa Vipal Borrachas, cursos de informática para jovens e centros de formação profissional, onde funcionam escolas de beleza e de corte e costura. Além disso, a instituição mantém uma creche conveniada com o município e um posto de saúde aberto à comunidade.
Toda essa estrutura é sustentada quase inteiramente por doações e pelo envolvimento direto da comunidade feirense.
“Esses movimentos o que tem dado sustentabilidade e continuidade aos trabalhos dessa casa. Nós não temos receitas fixas, nós temos despesas fixas. Mas eu não perco noite, eu não perco a minha paz, porque eu confio em Deus e confio no povo de Feira de Santana, que é um povo bom, um povo generoso, um povo amigo que não me deixa carregar a cruz sozinha”, afirmou Irmã Rosa ao Acorda Cidade.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.