Nesta segunda-feira, 25 de agosto, a Feira da Marechal celebrou o Dia do Feirante. Organizado pela Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Feira da Marechal, o evento contou com um café da manhã coletivo, onde feirantes e parceiros se reuniram para compartilhar e celebrar não apenas a data, mas também a luta diária por melhores condições de trabalho.
Segundo a presidente da Associação, Edineide Ribeiro, a mesa farta, composta por produtos da agricultura familiar e o tradicional chá do Quilombo de Candeal II, foi feita pelos próprios feirantes. O momento representou a força da comunidade e o espírito de união entre os trabalhadores. Teve bolos, biscoitos, frutas, café, sucos variados, milho, entre muitos sabores.
“Cada um levou uma coisa e a gente partilhou. Ficou uma mesa bem farta, graças a Deus, com produtos da agricultura familiar. Comemorar, celebrar o Dia do Feirante, a nossa resistência. Ainda continuamos aqui resistindo pelo direito ao trabalho, pelo direito à cidade.”
Em entrevista ao Acorda Cidade, a presidente também falou sobre a importância da data para Feira de Santana, que tem na sua história a figura do feirante como vetor de crescimento até os dias de hoje. Ela também refletiu sobre as conquistas e desafios da categoria.
“Relembrar as nossas lutas que vivemos aqui na Feira da Marechal, que passamos por aquele processo de luta pela permanência e agora um processo de luta também pela organização desse espaço tão importante, tanto para a população em geral quanto para nós, que trabalhamos aqui. É muito importante este dia de hoje, para a gente refletir, lembrar nossas lutas e pensar no que pode vir pela frente na luta pela organização desse espaço tão importante, pela melhoria e por um espaço digno de trabalho”, afirmou ao Acorda Cidade.
O evento também contou com a presença de Silvaney Araújo, secretário municipal de Agricultura e do ex-vereador e professor, Jhonatas Monteiro.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram