Feira terá Polícia Ambiental

A notícia foi dada hoje (05) pelo Frei José Monteiro Sobrinho, durante entrevista concedida ao Programa Acorda Cidade.

Feira terá Polícia Ambiental Feira terá Polícia Ambiental Feira terá Polícia Ambiental Feira terá Polícia Ambiental

O município de Feira de Santana ganhará, em breve, uma Companhia de Polícia Ambiental. A notícia foi dada hoje (05) pelo Frei José Monteiro Sobrinho, durante entrevista concedida ao Programa Acorda Cidade. Em sua fala, o ambientalista destacou a necessidade de se obter uma “sustentabilidade ambiental”, em que haja o equilíbrio entre as atividades humanas e a natureza.
Para frei Monteiro, as forças econômicas dificultam às ações de preservação. Ele também lembrou que a mortandade de peixes no Rio Jacuípe, provocada por vazamento na Embasa, já havia sido prevista a cerca de um mês. As colocações do frei Monteiro foram reforçadas pela professora Lucila Pinto, que afirmou que “se não fosse a população a situação estaria muito pior na área da Lágoa Subaé”, onde várias empresas atuam.

Também sobre o assunto, o técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Sérgio Aras, argumentou que não há “o que se comemorar neste dia e sim muito trabalho e ações para realizar”. Ele explicou que a morte de peixes ocorre por falta de oxigênio e a emanação de esgoto bruto reduz a presença deste gás na água, o que, conseqüentemente, gera todo o problema. Para minimizar os danos ambientais é necessário fazer um “pacto de compensação”, argumentou o biólogo Deodato Peixinho. Segundo ele. “todos provocam danos ao ambiente” e, por isso, é preciso “rever as nossas atitudes”.

Thaine Rodrigues