No dia 26 de setembro, o auditório do Teatro Municipal Margarida Ribeiro será palco do 2º Congresso Municipal de Juventude de Feira de Santana, um evento que promete promover o protagonismo juvenil e incentivar a participação ativa dos jovens nas decisões da cidade. A programação acontecerá das 8h às 13h e reunirá 200 estudantes da rede pública, com idades entre 15 e 29 anos.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Organizado pelo Programa Parlamentar e Executivo Juvenis, instituído pela Lei Municipal nº 2628, de 2005, o congresso é coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Juventude.
A iniciativa busca engajar a juventude feirense em discussões sobre temas de relevância social e política, além de permitir que os jovens façam propostas e recomendações aos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
Durante o evento, os estudantes terão a oportunidade de eleger seus representantes, que trabalharão em conjunto com as autoridades municipais no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a juventude. Essa participação direta visa incentivar o exercício da cidadania, permitindo que os jovens contribuam para a construção de um futuro mais inclusivo e participativo em Feira de Santana.
A secretária municipal de Juventude, Suelen Moreira, ressalta que o congresso também tem como objetivo central resgatar a dignidade humana e fomentar o desenvolvimento pessoal dos jovens.
“Através dos debates e das atividades propostas, os participantes serão incentivados a assumirem responsabilidades sobre suas próprias trajetórias, desenvolvendo projetos de vida e compromisso com os estudos e o trabalho”, salienta.
“A partir dessa experiência, espera-se que os jovens se tornem protagonistas em suas comunidades, com maior autoestima e consciência de seus direitos e deveres como cidadãos. O 2º Congresso Municipal de Juventude reforça a importância da participação juvenil na política e na sociedade, buscando formar novas lideranças que possam atuar de maneira ativa na construção do futuro de Feira de Santana”, completa a secretária.
As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram