Acorda Cidade
Feira de Santana está entre as 50 cidades do Brasil que mais geraram postos de trabalho durante o ano de 2010. A informação é do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que divulgou nesta quarta-feira (19) os dados municipais de criação de empregos formais no ano passado.
No ranking, o município aparece em quadragésimo primeiro lugar, a frente de duas capitais, Vitória (ES) e Florianópolis (SC); e de cidades como Santos (SP), São José do Rio Preto (SP) e Blumenau (SC). Os dados informam ainda que Feira de Santana apresentou um saldo de 9.766 vagas (diferença entre contratações e demissões).
O presidente da Associação Comercial de Feira de Santana, Armando Sampaio, atribui o crescimento de empregos ao impulso da área da construção civil no último ano.
“O comércio também cresceu e contribuiu, sem dúvidas, mas o crescimento da construção civil foi maior, principalmente em função do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’”, frisa.
O presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana, José Carlos Morais, também acredita que a área da construção civil tenha sido a principal geradora de empregos.
“Mas o comércio teve participação de, no mínimo, 30%. Iniciamos 2010 com cerca de 13 mil empresas no município e hoje já temos 16 mil”, pontua.
Ainda segundo o levantamento do Ministério do Trabalho, São Paulo lidera as cidades que mais criaram postos de trabalho com carteira assinada, com o saldo de 262 mil vagas, mais que o dobro das criadas no Rio de Janeiro, segunda cidade no ranking, com 119 mil postos. Salvador aparece em sétimo lugar, com um saldo de 37.786 vagas. As informações são da Secom