Trânsito

Feira de Santana tem mais de 170 mil carros e 48.929 motos

A média de carros e motos apreendidos é de 120 por semana, e aproximadamente 480 por mês.

Andréa Trindade

Feira de Santana tem 170.950 carros  cadastrados na 3ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), segundo levantamento feito até novembro de 2010. Deste total,  118.116 carros foram emplacados ano passado, o restante, 52.834, está circulando irregularmente na cidade.

Já o total de motos cadastradas  em Feira de Santana é de 48.929. De acordo com o coordenador substituto de veículos da 3ª Ciretran, Januário Fernandes  de Almeida, esse número salta para 203.567 quando somados com os veículos das demais cidades subordinadas a  esta circunscrição.

Apreensões

A inadimplência no emplacamento está em torno de 42%, segundo o coordenador. Ele explica que muitos alegam  falta de condições financeira para efetuar o pagamento. O problema é que por circularem na cidade com veículo irregular a média de carros e motos apreendidos é 120  por semana, e aproximadamente 480 por mês. Neste índice está incluído também apreensões por falta de habilitação e outras condições irregulares.

Para retirar o veículo o proprietário deve pagar além dos impostos, e da multa, uma taxa diária de R$ 7,20 em até 90 dias. Passando este prazo o veículo fica a disposição da justiça e vai a leilão público. Segundo o coordenador, no último leilão todos os 203 veículos apreendidos foram arrematados.

A Ciretran

14 cidades são subordinadas a Ciretran de  Feira de Santana (Água Fria, Anguera, Amélia Rodrigues, Antônio Cardoso, Conceição do Jacuípe,Coração de Maria, Candeal, Irará, Pedrão, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, São Gonçalo dos Campos e Tanquinho). Ela aparece como a segunda do estado da Bahia com o maior número de veículos cadastrados, ficando atrás apenas da capital, Salvador, que tem 721.950 carros.

Crescimento da frota no país

Em todo o país a venda de automóveis e veículos de uso misto (que servem tanto para passeio quanto para transporte de cargas leves) cresceu 10,63% em 2010, na comparação com o resultado do ano anterior. De acordo com dados divulgados esta semana pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), 3.329.170 de unidades foram comercializadas, ante 3.009.201 em 2009. Para este ano, a entidade prevê crescimento de 4,2% nas vendas de automóveis e veículos de uso misto, com 3.468.995 de unidades comercializadas.

Januário Fernandes  atribui a facilidade de comprar veículos atualmente como um dos principais reponsáveis para o crescimento da frota em Feira de Santana. (Com informações do repórter Ed Santos, do programa Acorda Cidade).