Superintendente da Caixa Econômica fala sobre Minha Casa Minha Vida em Feira de Santana | Foto: Paulo José/ Acorda Cidade
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Feira de Santana, a cerca de 115 KM de Salvador, é o quinto município da Bahia a receber o certificado do Selo Caixa de Boas Práticas de Gestão Pública. O reconhecimento chega no final do primeiro ano do quinto mandato do prefeito José Ronaldo de Carvalho, que retornou à gestão da Princesa do Sertão este ano.

“Uma conquista importante para o município. Isso mostra que o município está concluindo o ano com uma gestão responsável, de qualidade, com a gestão colocando acima de tudo os interesses do povo de Feira de Santana. Então é um município que está habilitado a fazer contratos, convênios, a nível estadual, a nível federal, a qualquer nível”, disse o prefeito.

Prefeitura de Feira ganha Selo Caixa
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, José Ronaldo disse que não esperava pelo reconhecimento. O certificado foi uma surpresa que chegou para coroar seu retorno à gestão de Feira.

“Foi uma surpresa boa concluir o ano com tanto trabalho, tanta luta, tanta dedicação e ser contemplado com esse selo realmente mostra que nós estamos no caminho certo.”

Durante a coletiva, realizada no Paço Municipal Maria Quitéria, o prefeito declarou que “trabalhou muito” em 2025. O gestor fez questão de frisar que os compromissos assumidos em campanha estão sendo honrados pela prefeitura.

Prefeitura de Feira ganha Selo Caixa
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

“A equipe realmente se dedicou muito e realmente nós estamos terminando o ano com boas esperanças, de um 2026 e de um 2027 realmente bem melhores, em que já estamos com licitações publicadas, concluídas e licitações a serem publicadas de grandes obras, de grandes investimentos nessa cidade.”

“Se você faz muitas obras, esse recurso circula dentro do município de Feira de Santana, ele emprega muita gente, gera renda, o que vai, evidentemente, fortalecer a cidade. Então, isso me deixou realmente terminar o ano bem mais aliviado e com muito mais esperança de dias melhores para a nossa querida Feira de Santana”, acrescentou o prefeito ao Acorda Cidade.

Selo Caixa de Boas Práticas de Gestão Pública

O superintendente da Caixa Econômica Federal, Rafael Miranda Neiva, explicou ao Acorda Cidade que existem diversos critérios e etapas para que o município alcance o selo. Para obter o certificado, a Caixa avalia indicadores relacionados à governança, responsabilidade ambiental e social propostos pela cidade.

Prefeitura de Feira ganha Selo Caixa
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

“Feira é o primeiro município aqui da Bahia que a gente consegue cumprir todos os requisitos ali para contemplar com esse selo de reconhecimento da Caixa.”

O selo utiliza a jornada ESG (Environmental, Social and Governance) para avaliar o desempenho das prefeituras em quatro pilares principais: ambiental, social, governança e climático.

Entre os critérios avaliados estão: “Acesso à água potável, acesso à coleta de esgoto, índice de tratamento de esgoto, saneamento básico, eficiência energética, Plano Municipal de Habitação”, entre outros.

Entre os projetos avaliados está a PPP de Iluminação Pública, que foi implantada em parceria com a Caixa.

Outro indicador importante é a capacidade de pagamento do município, que abre oportunidades para que a cidade busque novos investimentos por meio de empréstimos dos mais diversos órgãos, inclusive da Caixa.

Rafael Miranda Neiva | Foto: Paulo José/ Acorda Cidade
Rafael Miranda Neiva | Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

“Temos aqui a certificação também em governança, a adoção do modelo do BIM, que é o Building Information Modeling, que é um modelo para você fazer a classificação, a licitação pública. São vários indicadores em que o município de Feira passa por uma gradação.”

“Conceito Capag, que é a Capacidade de Pagamento, que é estabelecida por um conjunto de variáveis e que contempla as questões orçamentárias do município e demonstra se aquele município possui um conceito para buscar investimentos através de empréstimos e financiamentos para poder fazer obras, infraestrutura do município e tudo mais. Então é um conceito importante e está diretamente relacionado às questões relacionadas às contas do município.”

Superintendente da Caixa Econômica fala sobre Minha Casa Minha Vida em Feira de Santana | Foto: Paulo José/ Acorda Cidade
Superintendente da Caixa Econômica fala sobre Minha Casa Minha Vida em Feira de Santana | Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Atualmente, Feira está classificado como Cristal, mas pode atingir uma classificação até a Diamante. O Selo da Caixa vai possibilitar que a cidade garanta algumas vantagens práticas para a administração pública, como melhores condições de financiamento, atração de investimentos, acesso facilitado a recursos, entre outros benefícios.

“Cada vez mais que o município vai investindo em ações voltadas para responsabilidade social, meio ambiente e governança, ele vai ampliando essa grada e acessando novas oportunidades, tanto de buscar investimentos internacionais, certificação nacional e projetos e programas do governo como iniciativas do próprio portfólio Caixa, com ações de desconto em operações de crédito, por exemplo”, explicou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também: Prefeitura de Feira de Santana conquista Selo Caixa de Boas Práticas de Gestão Pública

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram