Andréa Trindade
Atualizada às 14:07
Milhares de pessoas foram à avenida Presidente Dutra na manhã deste feriado de 7 de setembro para assistir o desfile cívico que teve início após o hasteamento das bandeiras e apresentação do hino nacional. O evento marca os 189 anos da Independência do Brasil e foi considerado um dos maiores desfiles realizados em Feira de Santana devido a grande quantidade de pessoas.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Contente com a participação massiva do povo feirense, o prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a organização do evento e a integração entre civis, eclesiásticos e demais autoridades.
O tenente coronel André Bélico, comandante do 35º Batalhão de Infantaria, destacou a importância da data e participação dos soldados de Feira de Santana na missão da Organização das Nações Unidas (ONU), no Haiti.
“Hoje é um dia importante para a pátria e para todos os brasileiros porque nesse dia o sentimento de patriotismo vem à tona”, disse.
O comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), Hélio Gondin, lembrou do aniversário da Rádio Sociedade de Feira, que hoje comemora 63 anos de fundação, e falou do espírito de liberdade adquirido pelos brasileiros após a independência.
“Precisamos fortalecer o espírito de liberdade para que possamos estar mais fortes e livres e para que o Brasil continue sempre crescente e pujante”, enfatizou.
Além do público de todas as idades, participaram do desfile mais de vinte entidades como Guarda Civil Municipal, fanfarras, Grupamento do Corpo de Bombeiro, Lojas Maçônicas, militares do 35º Batalhão de Infantaria e Polícia Militar, estudantes do Colégio Militar, além de outras entidades.
Tiveram um destaque maior os soldados que estavam no Haiti e os mais de 600 policiais militares montados, motorizados e a pé.
O desfile terminou com o tradicional protesto Grito dos Excluídos e a passagem dos fuscas.
(Com informações do repórter Ney Silva)
Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade