Últimos ajustes

Feira de Santana: 100% das urnas eletrônicas foram entregues em locais de votação 

A analista judiciária da 154ª zona eleitoral, Gabriela Queiroz, detalhou em entrevista ao Acorda Cidade a dinâmica da distribuição das urnas.

TRE - urnas - lacração - eleições
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

As 1.181 urnas das quatro zonas eleitorais do município de Feira de Santana já foram distribuídas e levadas para os locais de votação na manhã deste sábado (5). A distribuição começou às 6h, com o apoio da Polícia Militar (PM).

Toda a área no entorno do prédio da Justiça Eleitoral, no bairro Queimadinha, está isolada por prepostos da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) de Feira de Santana.

Gabriela Queiroz, analista judiciária
Gabriela Queiroz, analista judiciária | Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

A analista judiciária da 154ª zona eleitoral, Gabriela Queiroz, detalhou em entrevista ao Acorda Cidade a dinâmica da distribuição das urnas.

“Todas as urnas já foram levadas. O transporte foi feito pelos Correios, sempre escoltado. É um bem público, então vai sempre escoltado às escolas, aos locais de votação. Começamos às 6 da manhã e, por volta das 10h, finalizamos o trabalho de entrega”, disse.

Horários para votação

O primeiro turno das eleições de 2024 está previsto para este domingo (6). A votação começa em todo o país a partir das 8h, pelo horário de Brasília, e vai até as 17h, também pelo horário de Brasília.

“Quem estiver dentro do colégio, por exemplo, já estiver na fila, é permitido votar e vai receber uma senha para votar. Mas, quem chegar ao colégio após as 17 horas, o portão estará fechado. A pessoa não conseguirá mais entrar”, declarou Gabriela.

Sempre há aquela dúvida, né? O eleitor que vota em outra cidade pode justificar o voto aqui em Feira de Santana.

Voto branco e voto nulo

A analista judiciária afirmou que, diferentemente do que muitas pessoas acreditam, o voto nulo e o voto em branco não são direcionados para nenhum candidato. O voto é obrigatório para pessoas de 18 a 70 anos, mas a decisão de não votar em nenhum candidato é um direito do cidadão.

“Se o eleitor não quiser escolher ninguém, ele pode votar em branco ou nulo. Existem boatos de que o voto nulo vai para quem está ganhando. Isso é fake news. Se você votar nulo, é a mesma coisa que votar em branco. Para votar em branco, basta apertar a tecla ‘voto em branco’ na urna e confirmar. Para votar nulo, você coloca o número de um candidato que não existe. Mas esses votos não serão considerados”.

Faltando pouco menos de 24 horas para o início das eleições de 2024, Gabriela Queiroz revelou a expectativa para o domingo de votação.

“As urnas já estão nos locais de votação e todas foram testadas. A expectativa é de termos uma eleição bem tranquila. Com fé em Deus, tudo vai dar certo. Nós, da Justiça Eleitoral, estamos trabalhando nos bastidores das eleições há muitos meses para que tudo aconteça de forma tranquila. E que todos respeitem o bom andamento dos trabalhos eleitorais amanhã”, finalizou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão da jornalista Andrea Trindade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários